Buscar

qual a diferença de faringoamidalite bacteriana e viral ?

💡 4 Respostas

User badge image

Fiama Lima

A faringite nada mais é do que a infecção da faringe, um órgão importantíssimo que conecta a boca e o nariz à laringe e ao esôfago. Ou seja, ela faz parte de dois sistemas do corpo, digestivo e respiratório, por isso sua inflamação incomoda tanto.
A condição pode ser causada por um vírus – que representa a maior parte dos casos – ou bactérias, sendo a bactéria Streptococcus pyogenes a mais frequente, por isso é comumente chamada de faringite estreptocócica.
0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O sistema respiratório é constituído por fossas nasais, faringe, laringe, traquéia, brônquios e alvéolos pulmonares. Os processos respiratórios iniciam-se pelo nariz/fossas nasais, onde o ar é aquecido e umedecido, após isso ele é passado para faringe, lá o ar é conduzido até a laringe, onde o ar é conduzido, depois disso o ar vai para traqueia, onde conduz o ar que está dentro do tórax até se dividirem formando os brônquios. Após isso o ar chega e é levado para os alvéolos pulmonares e após isso acontece as trocas gasosas.

Daí, a faringoamigdalite trata-se de uma infecção aguda da faringe ou das tonsilas (ou de ambas), que causa dor de garganta, disfagia, linfadenopatia cervical e febre.

Comumente, a faringoamigdalite tem origem viral, sendo causada pelos vírus que causam o resfriado comum. Porém, cerca de 30% dos casos é de origem bacteriana, sendo estas mais frequentes em crianças com idades entre 5 e 15 anos.

0
Dislike0
User badge image

Juliana de Souza Ribeiro

Sintomas da faringite viral:

Dor de garganta;
Dificuldade para engolir alimentos sólidos;
Coriza;
Tosse;
Febre baixa, de até 38,5℃.



Sintomas da faringite bacteriana:

Dor de garganta;
Dificuldade para engolir alimentos sólidos;
Aumento dos linfonodos, gânglios localizados no pescoço e atrás das orelhas;
Dores no corpo;
Pode haver formação de secreção purulenta nas amídalas;
Febre alta que começa subitamente e pode chegar a 39℃.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais