Buscar

Quero saber a respeito de Regeneração e reparo tecidual, hemorragia, e trombose.

💡 2 Respostas

User badge image

Heric Oliveira

Regeneração celular:
Assim que machucamos alguma parte do nosso corpo, independente de ser um machucado superficial ou não, imediatamente o nosso corpo começa o processo de regeneração celular, sendo este o processo mais importante para a manutenção física e funcional de todo ser vivo. É um processo que permite a substituição de partes que se gastaram ou que foram danificadas e até mesmo perdidas.
A pele tem como função proteger os tecidos e órgãos assim como regular a temperatura do nosso corpo. A pele é, portanto o maior órgão humano e produz aproximadamente 1250 células por dia para cada centímetro quadrado de pele em situações normais.
A regeneração celular é dividida por dois tipos: regeneração fisiológica que garante a renovação de partes do nosso corpo que são gastas continuamente, e regeneração por substituição, que não é comum em todos os seres vivos.

 

 

Reparo tecidual (cicatrização)

O processo de reparo tecidual (cicatrização) é um fenômeno complexo que visa restabelecer a integridade morfológica e funcional de um tecido lesado. Consiste em uma cascata de eventos moleculares que interagem para que ocorra a reconstituição tecidual.
A cicatrização é dependente de muitos fatores como o tipo de pele do indivíduo, a localização anatômica do tecido lesionado, a idade, estados de saúde geral, tipo de ferida, ressecamento ou não do leito da ferida durante a cicatrização, entre outros.
O processo cicatricial pode ser didaticamente subdividido em três fases;


Fase Inflamatória: inicia-se no momento da lesão tecidual e dura entre 24 a 48 horas. Sua característica é a presença de calor, rubor, edema e dor, podendo haver perda parcial ou total das funções celulares.

Fase Proliferativa: inicia-se a fase proliferativa com o aparecimento dos tecidos de granulação. A duração dessa fase é de três dias a três semanas e nela ocorre o preenchimento da lesão pelos macrófagos, fibroblastos, novos vasos, tecido de granulação e células epiteliais.

-Fase de Remodelamento: maior fase do processo de cicatrização, podendo durar anos. Caracteriza-se por um realinhamento das fibras de colágeno que compõem o tecido cicatricial de acordo com as forças de tensão, às quais a cicatriz é submetida. O tecido assume gradualmente aparência e função próximas do normal.

Os fibroblastos são as principais células envolvidas no processo de reparo tecidual e sua função é a manutenção da integridade do tecido conjuntivo por meio da síntese dos componentes da matriz extracelular. Os fibroblastos produzem elastina, fibronectina, glicosaminoglicanas e proteases, responsáveis pelo desbridamento e remodelamento fisiológico da célula.
Os fibroblastos inativos também são considerados importantes no processo cicatricial por contribuírem para o mecanismo de formação do granuloma, na atividade antigênica, na produção de colágeno e na matriz protéica, além de terem participação na remodelagem e na inflamação como fonte rica de citocinas.

Hemorragias

É a perda de sangue através de ferimentos, pelas cavidades naturais e pode ser também, interna, resultante de um traumatismo. As hemorragias  podem ser classificadas inicialmente em arteriais e venosas, e, para fins de primeiros socorros, em internas (o sangue extravasa em uma cavidade pré-formada do organismo) e externas (o sangue é eliminado para o exterior do organismo). Hemorragias Arteriais: É aquela hemorragia em que o sangue sai em jato pulsátil e se apresenta com coloração vermelho vivo. Hemorragias Venosas: É aquela hemorragia em que o sangue é mais escuro e sai continuamente e lentamente, escorrendo pela ferida. Hemorragias graves não tratadas ocasionam o desenvolvimento do estado de choque e morte.  Hemorragias lentas e crônicas (por exemplo, através de uma úlcera) causam anemia.
Em casos particulares, um método que pode vir a ser temporariamente eficaz é o método do ponto de pressão.
No caso de ferimento com hemorragia no membro inferior, o ponto de pressão é encontrado na parte interna no terço superior, próximo à região inguinal, que é por onde passa a artéria femoral. Nesta região a artéria passa por trás dos músculos. Usar compressão muito forte para atingi-la e diminuir a afluência de sangue.
Deve-se inclinar para frente, com o acidentado deitado e pressionar com força o punho contra a região inguinal. É importante procurar manter o braço esticado para evitar cansaço excessivo e estar preparado para insistir no ponto de pressão no caso de a hemorragia recomeçar. Conter uma hemorragia com pressão direta usando um curativo simples, é o método mais indicado.
Se não for possível, deve-se usar curativo compressivo; se com a pressão direta e elevação da parte atingida de modo que fique num nível superior ao do coração, ainda se não for possível conter a hemorragia, pode-se optar pelo método do ponto de pressão.

Hemorragia Interna
Os casos de hemorragia interna são também de muita gravidade , devido ao grau de dificuldade de sua identificação por quem está socorrendo. Suspeitar de hemorragia interna se o acidentado estiver envolvido em:
Acidente violento, sem lesão externa aparente
* Queda de altura
* Contusão contra volante ou objetos rígidos
* Queda de objetos pesados sobre o corpo

Mesmo que, a princípio, o acidentado não reclame de nada e tente dispensar socorro, é importante observar os seguintes sintomas:
Pulso fraco e rápido, pele fria, sudorese (transpiração abundante), palidez intensa e mucosa descoradas, sede acentuada, apreensão e medo, vertigens, náuseas, vômito de sangue, calafrios, estado de choque, confusão mental e agitação, Abdômen duro não compressível, dispnéia (rápida e superficial e desmaio)

Este procedimento é o padrão para prevenir o estado de choque. Nos casos de suspeita de fratura de crânio, lesão cerebral ou quando houver dispnéia, a cabeça deve ser mantida elevada. Aplicar compressas frias ou saco de gelo onde houver suspeita de hemorragia interna. Se não for possível, usar compressas úmidas.

Trombose

A trombose ocorre quando há formação de um coágulo sanguíneo em uma ou mais veias grandes das pernas e das coxas. Esse coágulo bloqueia o fluxo de sangue e causa inchaço e dor na região. O problema maior é quando um coágulo se desprende e se movimenta na corrente sanguínea, em um processo chamado de embolia.

A trombose ocorre, geralmente, após cirurgia, corte ou falta de movimento por muito tempo, sendo mais frequente após procedimentos cirúrgicos ortopédicos, oncológicos e ginecológicos. Apesar de ser um problema que geralmente afeta mais mulheres, homens também podem ter trombose. Em números, quando é avaliada apenas a faixa entre 20 a 40 anos, a incidência de trombose é um pouco maior nas mulheres pela maior exposição a fatores de risco, como anticoncepcionais e gestações.

 

 

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Durante o processo de desenvolvimento, são ativados genes que servem para modificar as propriedades da célula, à medida que se diferenciam em diferentes tecidos. O desenvolvimento e a regeneração envolvem a coordenação e organização das células da população em um blastema , que é "um monte de células-tronco a partir do qual a regeneração começa". A desdiferenciação de células significa que elas perdem suas características específicas de tecido, à medida que os tecidos são remodelados durante o processo de regeneração.

Uma hemorragia é a saída de sangue do sistema circulatório, causada pela ruptura de vasos sanguíneos, como veias, artérias ou capilares. Pode consistir em sangramento simples de uma pequena quantidade, como no caso de uma pequena ferida na pele ou uma perda de sangue com risco de vida.

A trombose é a formação de um coágulo dentro de um vaso sanguíneo e uma das causas de enfarte do miocárdio agudo. Também chamado de processo patológico em si, no qual um agregado de plaquetas ou fibrina obstrui um vaso sanguíneo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais