Buscar

O acetato de etila (CH3COOCH2CH3) é um éster simples, usado, no passado, como antiespasmódico e hoje como solvente industrial e

removedor de esmalte de unha. A acetona (CH3(CO)CH3) também é usada como removedor de esmaltes, mas devido a sua elevada solubilidade em água, quando em contato com a pele, pode desidratá-la. Sabe-se que estes solventes possuem cheiros parecidos, tornando difícil a identificação pelo olfato.

 

Considerando um frasco contendo acetato de etila e acetona em quantidades equimolares, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o procedimento para a separação da mistura.

Dados:

Ponto de ebulição do acetato de etila a 1 atm =77,1 °C e densidade = 902 Kg/m3

Ponto de ebulição da acetona a 1 atm = 56,0 °C e densidade = 784 Kg/m3

  • A

    Empregar funil de separação, em que a acetona ficará na fase inferior do funil.

  • B

    Empregar destilação simples, pois a diferença dos pontos de ebulição dos solventes é elevada.

  • C

    Empregar destilação fracionada, em que o primeiro solvente a ser destilado será a acetona.

  • D

    Empregar destilação simples, pois se trata de uma mistura eutética, em que os solventes são imiscíveis.

  • E

    Empregar separação fracionada, aquecendo a mistura a 80 °C, sendo que o primeiro solvente a ser destilado será o acetato de etila.

💡 3 Respostas

User badge image

Camila Assis

Analisando as alternativas, temos:

a) Errada, pois os solventes são miscíveis, formam uma única fase (mistura homogênea).

b) Errada, usamos destilação simples para separar solventes de compostos não voláteis, como um líquido e um sólido.

c) Certa, com a destilação fracionada podemos separar solventes miscíveis que possuem pontos de ebulição distintos (cerca de 20 °C ou mais).

d) Errada, o emprego de destilação simples é feito para separar solventes de compostos não voláteis, e uma mistura eutética é aquela de dois sólidos que possuem pontos de fusão próximos. Além disso, os solventes são miscíveis.

e) Errada,  temperatura de aquecimento é aquela referente ao ponto de ebulição do solvente. Assim, com o aquecimento, inicialmente a mistura atingirá a temperatura de 56 °C, em que a acetona será destilada e, posteriormente, 77,1 °C, em que o acetato de etila será destilado.

Gabarito: letra C

1
Dislike0
User badge image

Estudante PD

a) Incorreta. Os solventes são miscíveis, portanto não é possível empregar funil de separação para separar os solventes.

b) Incorreta. O emprego de destilação simples é feito para separar solventes de compostos não voláteis, tais como água de NaCl.

c) Correta. A destilação fracionada permite a separação de solventes miscíveis que possuem pontos de ebulição distintos (cerca de 20 °C ou mais).

d) Incorreta. O emprego de destilação simples é feito para separar solventes de compostos não voláteis, e uma mistura eutética é aquela de dois sólidos que possuem pontos de fusão próximos. Além disso, os solventes são miscíveis.

e) Incorreta. A temperatura de aquecimento é aquela referente ao ponto de ebulição do solvente. Assim, com o aquecimento, inicialmente a mistura atingirá a temperatura de 56 °C, em que a acetona será destilada e, posteriormente, 77,1 °C, em que o acetato de etila será destilado.

GABARITO:
c) Empregar destilação fracionada, em que o primeiro solvente a ser destilado será a acetona.


 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais