Buscar

prova

As filosofias educacionais estão sempre presentes como pano de fundo da prática docente. Muitas vezes, o docente não possui muita clareza sobre as suas próprias crenças e sua visão a respeito do mundo e da natureza humana. Contudo, este seu pano de fundo filosófico, tanto se estiver implícito ou explícito, enquadra e tendencia a sua prática docente no processo de ensino e aprendizagem. Por isso, a importância de se conhecer qual é a filosofia educacional que embasa a prática docente. Podemos pensar, por exemplo, no Essencialismo, como uma filosofia educacional bastante presente e revelada na prática de muitos docentes. Sobre o Essencialismo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 

(    ) O essencialismo é uma filosofia que enfatiza o tratamento de questões sociais e uma busca para criar uma sociedade melhor e uma democracia mundial, e reconhece que a educação é o meio de preparar as pessoas para criar essa nova ordem social. 
(    ) Os essencialistas acreditam que há um núcleo comum de conhecimento que precisa ser transmitido aos alunos de forma sistemática e disciplinada.
(    ) Para os essencialistas, o currículo concentra-se na experiência dos alunos e na ação social em problemas reais, como a violência, a fome, o terrorismo internacional, a inflação e a desigualdade.
(    ) As escolas não devem tentar definir ou influenciar as políticas. Aos alunos devem ser ensinados o trabalho, o respeito pela autoridade e a disciplina e os professores devem ajudar os alunos a manter seus instintos não produtivos sob controle

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

A primeira sentença é verdadeira (V), o essencialismo é uma doutrina que prega que antes da existir nós somos algo, uma natureza essencial e, assim, podemos mudar a ordem social e mundial tendo em vista a essência do ser humano.

A segunda sentença é falsa (F), os essencialistas acreditam que é necessário fazer com que as pessoas desenvolvam o que são por meio de currículos adequados a sua essência.

A terceira sentença é verdadeira (V), sabemos que o essencialismo entende que as pessoas devem lidar com o real para descobrir o que realmente são.

A quarta sentença é falsa (F), a pedagogia essencialista não entende que é necessário moldar os alunos a uma estrutura social já determinada, mas ajudar com que eles desenvolvam o que já são essencialmente.

Portanto, analisando as afirmativas temos que a sequência correta é V-F-V-F.

4
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais