Buscar

A elasticidade-preço da demanda

A elasticidade-preço da demanda de um bem é igual, em módulo, a 0,7. Essa informação permite concluir que uma:
 
    elevação do preço desse bem determina uma elevação de sua quantidade demandada em proporção maior que a elevação do seu preço.
    redução do preço desse bem determina uma elevação de sua quantidade demandada em proporção maior que a redução do seu preço.
    elevação do preço desse bem ocasiona uma redução de sua quantidade demandada em proporção menor que a elevação do seu preço.
    redução do preço desse bem ocasiona uma redução de sua quantidade demandada em proporção menor que a redução no seu preço.
    elevação do preço desse bem determina uma redução de sua quantidade demandada em proporção igual à elevação do seu preço.

💡 4 Respostas

User badge image

Tais Monteiro

As curvas de oferta e demanda mostram a relação entre preço e o número de unidades demandadas ou ofertadas. Elasticidade-preço é a razão entre a variação percentual da quantidade demanda, \text{Qd}Qdstart text, Q, d, end text, ou ofertada, \text{Qo}Qostart text, Q, o, end text e a variação percentual correspondente no preço. A elasticidade-preço da demanda é a variação percentual na quantidade demanda de um bem ou serviço dividido pela variação percentual no preço. A elasticidade-preço da oferta é a variação percentual na quantidade ofertada dividida pela variação percentual no preço.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Primeiramente é importante conceituar que a oferta trata-se da quantidade de bens e serviços que as empresas ofertam no mercado para serem comercializados. Já a demanda, também chamada de procura, tratas-se da quantidade de bens e serviços que os consumidores necessitaram e estão dispostos a comprar/contratar.

Daí, a Elasticidade-Preço da Demanda
\((E_p)\)
mensura a variação na quantidade demanda de um bem frente a uma variação percentual no preço deste bem. Matematicamente, expressa-se que:


\[{E_p} = \dfrac{{\left( {\dfrac{{\Delta Q}}{Q}} \right)}}{{\left( {\dfrac{{\Delta P}}{P}} \right)}}\]

Portanto, se o módulo de
\(E_p\)
foi igual a
\(0,7\)
, conclui-se que a redução do preço desse bem ocasiona uma redução de sua quantidade demandada em proporção menor que a redução no seu preço.

0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais