Buscar

Um radiofármaco deve apresentar características específicas para ser utilizado em medicina nuclear.Quais são as características?

💡 2 Respostas

User badge image

vans na cidade

Os radiofármacos são compostos, sem ação farmacológica, que têm na sua composição um radionuclídeo, e são utilizados em Medicina Nuclear para diagnóstico e terapia de várias doenças (European Pharmacopeia, 2005). As características físico-químicas do radiofármaco determinam a sua farmacocinética, isto é, a sua fixação no órgão alvo, metabolização e eliminação do organismo, enquanto que as características físicas do radionuclídeo determinam a aplicação do composto em diagnóstico ou terapia.

Além das aplicações em Medicina Nuclear, a radioatividade tem sido aplicada em Medicina sob diferentes formas:

  • Fonte de radiação externa ao organismo, em radiologia e radioterapia convencional;
  • Radioesterilização de produtos e materiais com utilização médica;
  • Doseamento de hormônios.

mais informações: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-93322006000200002

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Um radiofármaco pode ser caracterizado como sendo um medicamento usado na medicina nuclear que inclui um ou mais radionuclídeos incorporados para fins de saúde. São substâncias químicas que têm a propriedade de interagir especificamente com o sistema biológico, mas que, uma vez injetadas in vivo, também podem ser seguidas externamente.

A instrumentação para detectar a atividade injetada permite construir imagens estáticas e séries de imagens coletadas posteriormente que identificam a distribuição do radiofármaco no corpo e destacam a progresso do metabolismo.

Dessa forma, é possível ter não apenas indicações morfológicas de órgãos e aparelhos, mas, sobretudo, informações sobre sua funcionalidade. Os dados coletados a partir da observação da imagem são utilizados para realizar um diagnóstico clínico.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais