Buscar

De que modo a teoria da personalidade de Jung foi influenciada pelas suas experiências infantis , seus sonhos e fantasias ?

💡 2 Respostas

User badge image

Isaksson Santos

.

Personalidade refere-se a aspectos da alma, ao modo como ela funciona no mundo. (Ver também individualidade). Para o seu desenvolvimento é essencial a diferenciação dos valores coletivos, particularmente daqueles personificados pela “persona” e a ela incorporados.

Uma mudança de meio pode gerar alterações marcantes e surpreendentes na personalidade. O caráter social orienta-se, por um lado, pelas expectativas e exigências da sociedade e, por outro lado, pelas metas e aspirações sociais do indivíduo.

A Individualidade pode ser definida como o conjunto de qualidades ou características que distinguem uma pessoa da outra, suas peculiaridades e singularidades (ver também personalidade.). Sendo inconscientes à priori, elas passam a existir para o indivíduo apenas no momento em que emergem para a consciência, num processo de diferenciação, ou individuação, que traz para a consciência as suas peculiaridades, aquilo que o faz aperceber-se de que é único.

Na psique indiferenciada, a individualidade está subjetivamente identificada com a “persona” mas, na realidade, é possuída por um aspecto interior e não reconhecida pelo indivíduo. Em tais casos, a individualidade de uma pessoa é comumente experimentada em outra, através da projeção.

A personalidade é composta por duas atitudes — introvertida e extrovertida — e por 4 funções psíquicas: Pensamento e Sentimento, consideradas funções racionais, e Sensação e Intuição, as funções irracionais. Estas funções podem ser vividas pelo indivíduo de maneira consciente ou inconsciente.

 

1
Dislike0
User badge image

Larissa Ferreira

Muito Obrigada !
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais