Buscar

Quais são os agentes na economia?

💡 2 Respostas

User badge image

ANA LUIZA

• Empresas
• Famílias
• Mercado
• Estado
• Mundo

1
Dislike0
User badge image

ANA LUIZA

• As Empresas
Consideradas polos econômicos importantes, as empresas são agentes econômicos responsáveis por grande parte das decisões da sociedade, visando à solução de suas questões econômicas. Os responsáveis pela direção das empresas são os empresários que detém as máquinas e equipamentos e, sairá de suas organizações a maior parte das mercadorias, bens e serviços que abastecerão a sociedade, tendo por finalidade saciar as suas necessidades.

Os empresários ampliam sua capacidade produtiva por meio de investimentos produtivos, dos quais eles também conseguem contratar e treinar seus trabalhadores. Mas nenhuma organização sobrevive sozinha, sendo assim, ela não pode tomar decisões isoladamente. Nesse sentido, geralmente as decisões são tomadas tendo com principal foco as famílias, que identificam os consumidores dos produtos fabricados nas referidas organizações.

• As Famílias
Diante do papel que exercem, enquanto consumidores, as famílias adquirem um papel fundamental. Isso porque no momento em que elas obtêm uma mercadoria, seja ela produto ou serviço, cada integrante da família, conhecido como consumidor, estará referenciando a escolha do empresário acerca de sua produção. O ato de compra, de maneira geral, representa um voto a favor de determinada mercadoria, cuja produção é dependente do empresário.

Isso quer dizer que se o consumidor reduzir a quantidade de compras ou cessar essa atividade, o empresário deverá interpretar esse fato como sendo a representação do descontentamento de seu cliente. Nesse momento é preciso desenvolver modificações no produto para que se ajuste às novas necessidades dos consumidores.

Antes de lançar novos produtos ou antigos produtos com modificações, faz-se urgente conhecer os desejos do público-alvo, assim como a realização de um teste de aceitação do produto pelo mercado. Geralmente esse é um comportamento adotado pela maioria das empresas promissoras.

Diante da amplitude do poder exercido pelas famílias, as empresas estão direcionando recursos consideráveis para a área de marketing, visando definir a melhor maneira de vender seus produtos ou serviços para esse público específico.

É lógico que nenhum gestor irá determinar a produção de uma mercadoria que não será vendida, assim como nenhum projeto capitalista inicia tendo perspectivas de prejuízo. Isso porque o lucro é fundamental. E, para alcançar o lucro, podem até desenvolver “novas necessidades” por meio de campanhas publicitárias, guiando o consumidor para o desejo por determinado produto, que anteriormente era considerado desnecessário.

• O Mercado

O mercado é considerado o espaço onde se efetivam as relações entre empresas e famílias, ou entre empresários e consumidores. Considera-se o mercado como sendo todo fiscal, seja ele físico ou não, onde se configura um processo de compra e venda, ou seja, uma troca de mercadoria por dinheiro. O mercado é o local específico onde ocorre o encontro de compradores e vendedores, de consumidores e empresários, almejando definir preços de venda das mercadorias.

É possível se definir diferentes tipos de mercado. Desde aqueles nos quais o consumidor exerce grande influência até aqueles onde o empresário possui poder absoluto, ficando a cargo do consumidor somente a decisão de comprar ou não determinada mercadoria. O mercado apresenta vantagens e desvantagens. Dentre as vantagens, uma das principais diz respeito ao direcionamento de descentralização das decisões econômicas: onde existem consumidores em potencial para uma mercadoria específica, existe um mercado a ser explorado por um empresário.

A busca por um mercado lucrativo é constante na trajetória dos empresários, pois ele tem conhecimento da necessidade que tem de vender todas as mercadorias as quais está disposto a produzir. Essa busca o levará ao sucesso de seu negócio. Sabe-se que nenhum mercado tende a ficar inexplorado por muito tempo no mundo capitalista, tendo em vista que os verdadeiros empreendedores logo vislumbram a possibilidade de lucro e se empenham em explorá-la por meio da oferta de um novo produto ou serviço.

Essa é a representação de uma vantagem, já que existe uma tendência de que se existe consumidores para uma mercadoria, deverá haver empresários dispostos a oferecê-la, se existir lucro na operação. Em contrapartida, a grande desvantagem do mercado está no fato de que a sociedade não é composta somente por consumidores. Entendendo-se consumidores como aquelas pessoas que têm condições de consumir, ou seja, possuem renda para efetuar compras. Sendo assim, a pessoa que não tiver renda suficiente para adquirir as mercadorias produzidas e disponibilizadas pelos empresários é excluída do conhecido “paraíso do consumo” da sociedade capitalista.

Desse modo, percebe-se o quanto a relação mercadológica entre empresários e consumidores é limitada e não contempla os interesses de toda a sociedade, em especial diante de uma sociedade como a brasileira, que apresenta sérias dificuldades na geração de renda para todos os cidadãos. Se a população estivesse exclusivamente na dependência do mercado, teria à sua disposição somente produtos e serviços disponibilizados pelo setor privado, em departamentos no qual o lucro fosse garantido. Visando superar as deficiências do mercado e buscar corrigir os seus desvios, surge o terceiro agente econômico: o Estado.

• O Estado

Desempenha um papel fundamental que visa corrigir as deficiências do mercado. Contemporaneamente, ele é um dos mais relevantes agentes econômicos e detém o poder de interferir nas relações de mercado entre consumidores e gestores de organizações.

• O Mundo

Em virtude do crescimento das relações comerciais entre os países, como consequência do processo de globalização, contemporaneamente o mundo pode ser compreendido como sendo um considerável agente econômico. Isso é possível a partir da compreensão do mercado externo enquanto consumidor dos produtos e serviços de um determinado país, concomitantemente ao fato das famílias poderem consumir as mercadorias que são produzidas no exterior.

 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais