Buscar

como ocorre a desnaturação na proteina, no pH e na febre ?

💡 2 Respostas

User badge image

Laura Schulz

A proteína perde sua estrutura quaternária (tridimensional) através da quebra das pontes de hidrogênio e ligações dissulfeto, essa desnaturação pode ocorrer tanto em decorrência de altas temperaturas, quanto por conta de pH excessivamente ácido.

3
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

As proteínas são constituídas de cadeias de aminoácidos que se organizam em quatro estruturas: primária, secundária, terciária e quaternária. As estruturas terciária e quaternária são as responsáveis pela forma tridimensional da proteína e, também, de sua função.

Quando submetemos a proteína a certas substâncias como, por exemplo, sais e ácidos fortes pode acontecer de as estruturas terciária e quaternária se desfazerem causando a desnaturação da proteína, ou seja, a proteína perde sua função e precipita. Outro fator que pode desnaturar proteínas é a alta temperatura, como em casos de febre alta, uma vez que as ligações intermoleculares podem se desfazer.

Portanto, a desnaturação da proteína devido ao pH ou febre ocorre com a perda conformacional das estruturas terciária e quaternária.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Perguntas relacionadas

Materiais relacionados

Materiais recentes

Perguntas Recentes