Buscar

Além do ciclo de krebs que outra via s confluencia metabólica existe ?

Confluência metabolica

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Uma via via metabólica é uma série de reacções químicas em que um substrato voltas iniciais e conduz a produtos finais, por meio de uma série de metabolitos intermediários. Uma via metabólica é um conjunto de reações químicas consecutivas catalisadas por enzimas programadas pela célula. Normalmente, três tipos de vias metabólicas são diferenciadas de acordo com um critério bioenergético:

Rotas catabólicas: são rotas nas quais os nutrientes orgânicos são oxidativamente degradados em produtos finais simples, com o objetivo de obter energia química e reduzir o poder de ser transformado em outras formas de energia útil para a célula. A energia química normalmente se torna um equivalente biológico durante a síntese de ATP e o poder redutor na síntese de NADPH. Por exemplo, glicólise e beta-oxidação.

Vias anabólicas: são rotas que convertem moléculas precursoras de baixo peso molecular, como dióxido de carbono, acetato ou piruvato, em moléculas progressivamente maiores e mais complexas, como proteínas, polissacarídeos, lipídios da membrana e ácidos nucléicos. Tais rotas invariavelmente exigem consumo de energia (ATP) e redução de energia (NADPH). Eles são coletivamente referidos como anabolismo. Por exemplo, o ciclo de Calvin e a biossíntese de ácidos graxos.

Rotas anfibólio: são rotas mistas, tanto catabólicas quanto anabólicas. Por exemplo, o ciclo de Krebs desempenha um papel crucial no catabolismo de carboidratos, ácidos graxos e aminoácidos, mas também fornece precursores para muitas vias biossintéticas através de reações que serviram ao mesmo objetivo em ancestrais anaeróbicos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais