Buscar

keynes analisava que, em situações de crise, o governo poderia interferir na economia de que forma?

💡 1 Resposta

User badge image

Andre Smaira

John Maynard Keynes foi um pensador, economista e empresário britânico que viveu entre os séculos XIX e XX. Foi um importante autor que contribuiu para o desenvolvimento do pensamento econômico, principalmente aquele que remonta ao contexto da crise de 1929 e ao Acordo de Bretton Woods, em que muitas nações passaram a enxergar com outros olhos a ideia de controlar os fluxos de capital do capitalismo como forma de reduzir as crises sistêmicas do sistema. O agrupamento das ideias do autor é conhecido como doutrina keynesiana, ou keynesianismo, que relaciona o bem-estar social com a participação do Estado na economia.

As ideias de Keynes foram reconhecidas principalmente porque ele se contrapunha às principais ideias da economia ortodoxa de sua época. Mais especificamente, o autor colocava em xeque a ideia do liberalismo da capacidade da economia capitalista de se autorregular, e indicava que o Estado poderia ser um importante agente tomador de decisões relacionadas à economia. Não seria um Estado tão forte quanto o que é presente na teoria marxista, todavia. Keynes ganhou reconhecimento após uma série de governos passarem a tomar medidas econômicas e políticas que fugiam à regra liberal que prevalecia desde o início do século XX. Muitas destas ideias vieram de um importante livro que escreveu, chamado de “A Teoria Geral do Emprego, do Juro e da Moeda”. No geral, as ideias desta obra indicaram que o Estado poderia estar, sim, mais presente na economia, principalmente em setores em que a iniciativa privada não mantinha interesses. E essa ideia da participação do Estado em setores da economia, para promover o lado social da economia, fez surgir o que se conhece como Estado de bem-estar social.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais