Buscar

Qual alternativa está correta?

PERGUNTA 5

  1. Durante a década de 1970 “Estado editou políticas e práticas que, em linhas gerais, redundaram no tecnicismo, na expansão quantitativa da escola pública de 1º e 2º graus às custas do rebaixamento da sua qualidade; no cerceamento e controle das atividades acadêmicas no interior das universidades; e na expansão da iniciativa privada no ensino superior. [...] Sob uma ditadura que perseguiu, prendeu, torturou e matou opositores, a escola foi um dos meios mais eficazes de difusão da ideologia que respaldou o regime militar (BITTAR; FERREIRA, 2006, p. 1161).Fonte: BITTAR, M.; FERREIRA JR. A ditadura militar e a proletarização dos professores. Educação & Sociedade, Campinas, v. 27, n. 97, set./dez. 2006, p. 1159-1179.

     
    Considere agora as afirmações abaixo:

     
    I. Saímos de uma educação tradicional, voltada para pouquíssimos, até a década de 1930. Surge então uma nova proposta, a escola nova, mas a escola ainda era para poucos. 
    II. Na década de 1970 abandonamos esta proposta visando uma educação acrítica e tecnicista, para formação de mão de obra. Nesta etapa a educação primária e secundária foram ampliadas em quantidade, mas a qualidade ainda era questionável. 
    III. A partir daí consolida-se o modelo dual de escola privada e boa para a elite, pública e de baixa qualidade para a maioria. 
    IV. Apenas após a Constituição de 1988, que democratizou o país e definiu percentuais mínimos de investimento em educação é que passamos a ter uma escola pública de boa qualidade.

     
    É correto apenas o que se afirma em

       

    I, II e III.

       

    II e III.

       

    I, II, III e IV.

       

    II e IV.

       

    I, II e IV.

💡 9 Respostas

User badge image

Dom Moura

Confirmo I II III

6
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Vamos analisar cada uma das alternativas e fazer a correlação com o texto exposto.

A afirmativa I também é verdadeira, pois a escola nova é um período compreendido entre 1930 e 1961 em que os líderes educacionais buscavam mudar o rumo da nossa educação.

Na afirmativa II é reafirmado o ponto de vista presente no texto base da questão, em que, resumidamente, o autor expõe que a educação foi moldada para uma forma mais tecnicista e também foi ampliada, permitindo o acesso de um maior número de pessoas, embora a qualidade tenha baixado.

A afirmativa III é verdadeira, pois a escola privada ganhou força após esse período da história.

A afirmativa IV é falsa, pois ainda hoje a escola pública não atingiu a qualidade desejada pelos brasileiros.

Portanto, a alternativa correta é a letra a.

2
Dislike0
User badge image

Whellyta Alves

Confirmo l ll lll
2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais