Buscar

Direito de Posse n2 FMU

PERGUNTA 1
Considerando o disposto no art. 1210, do Código Civil, que prevê: “O possuidor tem direito a ser mantido na posse em caso de turbação, restituído no de esbulho, e segurado de violência iminente, se tiver justo receio de ser molestado”, imagine que A, proprietário de uma fazenda, contratou B para trabalhar como caseiro, oferecendo-lhe moradia na propriedade onde o serviço deverá ser prestado. 
Nessa situação, caso ocorra o esbulho da posse da fazenda, B:

( )terá legitimidade para ingressar com ação possessória, porque detém a posse direta da chácara.
( )terá legitimidade para ingressar com ação possessória, pois, nessa situação, a posse é pro diviso.
( )terá legitimidade para ingressar com ação possessória, porque a situação fática constitui composse.
( )não terá legitimidade para ingressar com ação possessória, uma vez que a sua posse é mera detenção.
( )não terá legitimidade para ingressar com ação possessória, porque tem somente posse mediata do bem.

PERGUNTA 2
“Para os romanos só se considerava posse a emanada do direito de propriedade. A exercida nos termos de qualquer direito real menor ( iura in re aliena ou direitos reais sobre coisas alheias) desmembrado do direito de propriedade, como a servidão e o usufruto, por exemplo, era chamada de quase posse ( quasi-possessio, quasi-possidere ou quasi in possessione esse), por ser aplicada aos direitos ou coisas incorpóreas. Assim também o poder de fato ou posse emanada de um direito obrigacional ou pessoal, como na locação, no comodato etc”. (GONÇALVES, C. R. Direito Civil: direitos das Coisas. v.5. São Paulo: Editora Saraiva, 2017). 
Acerca da posse, é correto afirmar que:

( )a posse não possui proteção jurídica em face da alegação de propriedade, uma vez que a propriedade, ou outro direito real sobre a coisa, obsta manutenção ou reintegração na posse.
( )a posse violenta pode ser considerada justa, desde que não seja clandestina ou precária.
( )ao possuidor, independente de má-fé, serão ressarcidas somente as benfeitorias necessárias.
( )o justo título do possuidor lhe confere presunção relativa de boa-fé.
( )o possuidor não pode intentar a ação de esbulho, ou a de indenização, contra o terceiro, que recebeu a coisa esbulhada sabendo que o era.

PERGUNTA 3
Segundo Gonçalves (2017), “o Código em apreço filiou-se à teoria de IHERING, que protege a exterioridade do domínio e considera suficiente o corpus para a aquisição da posse. Se possuidor é todo aquele que tem de fato o exercício, pleno ou não, de algum dos poderes inerentes ao domínio, ou propriedade, quem quer que se encontre numa dessas situações terá adquirido a posse”. (GONÇALVES, C. R. Direito Civil: direitos das Coisas. v.5. São Paulo: Editora Saraiva, 2017)  
Sobre a posse é correto afirmar que:

( )Considera-se possuidor todo aquele que tem de fato o exercício, pleno ou não, de algum dos poderes inerentes à propriedade.
( )Induzem posse os atos de mera permissão ou tolerância, mas não autorizam a sua aquisição os atos violentos, ou clandestinos, senão depois de cessar a violência ou a clandestinidade.
( )Considera-se possuidor aquele que, achando-se em relação de dependência para com outro, conserva a detenção em nome deste e em cumprimento de ordens ou instruções suas.
( )A posse não se transmite aos herdeiros ou legatários do possuidor.
( )As benfeitorias não se compensam com os danos, e só obrigam ao ressarcimento se, ao tempo da evicção, ainda existirem. 

PERGUNTA 4
“A posse, como estado de fato reconhecido pelo ordenamento merece proteção especial. Já dissemos acerca do estado de aparência, da paz social e da necessidade de ser mantido esse estado de exteriorização de propriedade”. (VENOSA, S. de S. Direito Civil: direitos reais. 13 ed. São Paulo: Atlas, 2013, p. 117). 
Assim, imagine que A recebeu por comodato a posse de uma casa. Entretanto, B, proprietário do imóvel, após alguns meses, notificou-o extrajudicialmente para que lhe devolvesse o bem. Caso A não restitua o bem, estar-se-á diante da:
        
( )legítima defesa da posse.
( )posse injusta em razão da violência.
( )posse injusta em razão da clandestinidade.
( )posse injusta em razão da precariedade.
( )detenção.

PERGUNTA 5
“A primeira dúvida que pode surgir quanto ao instituto refere-se à seguinte indagação: a posse é um fato ou um direito? Na visão clássica, muitos juristas enfrentaram muito bem a questão, como fez José Carlos Moreira Alves (Posse ..., 1999, v. II, t. I, p. 69-137). Esse doutrinador aponta duas grandes correntes, a que afirma se tratar de um mero fato e outra pela qual a posse, realmente, constitui um direito. A segunda corrente, que prega o entendimento de que a posse é um direito é a que acaba prevalecendo na doutrina”. (TARTUCE, F. Direito civil: direito das coisas. 6. ed. rev., atual. e ampl. Rio de Janeiro: Forense, 2014) 
Assinale a alternativa correta.

( )Considera-se possuidor todo aquele que tem de direito o exercício, pleno ou não, de algum dos direitos inerentes à propriedade.
( )A posse direta anula a indireta, podendo o possuidor direto defender a sua posse contra o indireto.
( )Considera-se possuidor indireto aquele que conserva a posse em nome de outrem e em cumprimento de ordens ou instruções suas.
( )Se duas ou mais pessoas possuírem coisa indivisa, pode cada uma exercer sobre ela atos possessórios, contanto que não excluam os dos outros compossuidores.
( )É justa a posse se o possuidor ignora o vício ou o obstáculo que impede a aquisição da coisa.  

PERGUNTA 6
“Nem sempre a posse tem a mesma origem e nem sempre é exercida do mesmo modo e com as mesmas intenções. Como acentua ORLANDO GOMES, “a posse existe como um todo unitário e incindível. Não obstante, a presença, ou a ausência, de certos elementos, objetivos ou subjetivos, determina a especialização de qualidades, que a diversificam em várias espécies”. (GONÇALVES, C. R. Direito Civil: direitos das Coisas. v.5. São Paulo: Editora Saraiva, 2017)
        
( )Considera-se de boa-fé a posse que não for violenta, clandestina ou precária.
( )O locatário exerce detenção, não posse, do bem alugado.
( )A posse direta anula a indireta de quem foi havida.
( )A reintegração de posse não pode ser concedida contra o titular do domínio.
( )A posse injusta pode ser de boa-fé.

PERGUNTA 7
LIMONGI FRANÇA apresenta o exemplo de alguém que cerca uma área e coloca lá um procurador, mas este não só cultiva, em nome do mandante, a área cercada, senão uma outra circunvizinha. O capataz, nesse caso, não é mandatário para o cultivo da segunda área, “mas a aquisição da posse desta pelo titular daquela pode efetivar-se”. (GONÇALVES, C. R.. Direito Civil: direitos das Coisas. v.5. São Paulo: Editora Saraiva, 2017) 
Neste sentido, o terceiro sem mandato:

( )pode adquirir a posse, dependendo esta aquisição de ratificação do mandante.
( )não pode adquirir a posse, por expressa vedação legal.
( )pode adquirir a posse, independentemente de ratificação do mandante.
( )pode adquirir a posse, desde que tenha participado das negociações.
( )pode adquirir a posse, se esta se der pelo prazo máximo de três meses. 

PERGUNTA 8
A posse pode ser adquirida por meios derivados. Neste caso, o “adquirente a recebe com todos os vícios que a inquinavam nas mãos do alienante. Assim, se este desfrutava de uma posse violenta, clandestina ou precária, aquele a adquire com os mesmos defeitos. De acordo com o art. 1203 do Código Civil, essa posse conservará “o mesmo caráter” de antes. A adquirida por herdeiros ou legatários, por exemplo, mantém os mesmos vícios anteriores (CC, art. 1206)”. (GONÇALVES, C. R. Direito Civil: direitos das Coisas. v.5. São Paulo: Editora Saraiva, 2017). 
Assim, a posse de um imóvel:

( )transmite-se aos herdeiros ou legatários do possuidor com os mesmos caracteres, sendo que o sucessor universal continua de direito a posse do seu antecessor, e, ao sucessor singular, é facultado unir sua posse à do antecessor para os efeitos legais.
( )não se transmite de pleno direito aos herdeiros ou legatários do possuidor, mas eles podem, assim como a qualquer sucessor a título singular é facultado, unir sua posse à do antecessor, para efeitos legais.
( )transmite-se de pleno direito aos sucessores a título universal e a título singular, não se permitindo a este recusar a união de sua posse à do antecessor, para efeitos legais.
( )não se transmite aos herdeiros ou legatários do possuidor com os mesmos caracteres, tendo, cada novo possuidor, de provar seus requisitos para os efeitos legais.
( )só pode ser adquirida pela própria pessoa que a pretende, mas não por representante ou terceiro sem mandato, sendo vedada a ratificação posterior.

PERGUNTA 9
“Por certo é que adotou o Código Civil em vigor o princípio da eticidade, valorizando as condutas guiadas pela boa-fé, principalmente no campo obrigacional. A codificação privada nacional segue, assim, a sistemática do Código Civil italiano de 1942, que traz a previsão do preceito ético em vários dos seus dispositivos”. (TARTUCE, F. Direito civil: direito das coisas. 6. ed. rev., atual. e ampl. Rio de Janeiro: Forense, 2014) 
Considera-se possuidor de boa-fé:

( )apenas o que possui título de domínio.
( )apenas o que possui justo título.
( )aquele que a obteve sem violência ou que não a exerce de modo clandestino.
( )aquele que ignora o vício, ou o obstáculo que impede a aquisição da coisa.
( )aquele que se mantém na posse pelo período necessário a usucapião.

PERGUNTA 10
“A proteção conferida ao possuidor é o principal efeito da posse. Dá-se de dois modos: pela legítima defesa e pelo desforço imediato (autotutela, autodefesa ou defesa direta), em que o possuidor pode manter ou restabelecer a situação de fato pelos seus próprios recursos; e pelas ações possessórias, criadas especificamente para a defesa da posse (heterotutela)”. (GONÇALVES, C. R. Direito Civil: direitos das Coisas. v.5. São Paulo: Editora Saraiva, 2017). 
Assim, imagine que A, proprietário de um imóvel rural, que se encontra arrendado, ao saber da ocorrência de turbação da posse do imóvel, pretende buscar o Poder Judiciário para resguardar seus direitos. Nesse caso, A:
        
( )poderá ingressar com Ação de Interdito Proibitório por ter consigo a posse indireta do imóvel.
( )poderá ingressar com Ação de Reintegração de Posse.
( )poderá ingressar com Ação de Imissão da Posse, já que a posse direta é do arrendatário.
( )não poderá ingressar com Ação judicial, já que esse direito assiste apenas ao arrendatário, possuidor direto do imóvel.
( )poderá ingressar com Ação de Reintegração de Posse, se o arrendatário o autorizar expressamente, já que este é quem exerce a posse direta.
 

💡 4 Respostas

User badge image

Luana Mel

Boa
0
Dislike0
User badge image

Jeanderson Dutra

.......
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais