Buscar

O que é predicado verbal e predicado nominal ?

💡 4 Respostas

User badge image

Mariana Gianolla

Indica ação ou atividade do sujeito e uma qualidade
0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O predicado diz respeito a tudo aquilo que se fala em relação ao sujeito da oração. O Núcleo do predicado será então o termo mais importante do predicado. Temos o predicado verbal, que é quando o núcleo do predicado é um representado por um verbo e o predicado nominal, que é quando o núcleo do predicado é um nome, podendo ser um adjetivo ou substantivo.

Em outras palavras, quando as orações apresentam o sujeito e o predicado, nessa ordem, o predicado vai referir-se a uma informação sobre o sujeito. O predicado tem como classificação: nominal, verbal e verbo-nominal. O predicado verbal tem como núcleo um verbo. Ex: Lara chegou. O predicado nominal tem como núcleo um substantivo próprio, além de ter um verbo de ligação. Ex: Lara está feliz. Por último, no predicado verbo-nominal há um substantivo próprio e um verbo. Ex: Lara chegou feliz.

Nesse contexto, vale ressaltar que o objeto direto está diretamente relacionado com a ação verbal, sendo consequência dela e não tem preposição. Por sua vez, o objeto indireto, na maioria das vezes, está acompanhado de uma preposição que ajuda no sentido da oração.

0
Dislike0
User badge image

KATIA DA SILVA LIMA

Tipo de predicado em que ocorre verbo de ligação e predicativo do sujeito. Predicado verbal: é aquele que tem como núcleo um verbo. Ex: Os jogadores andam pelo gramado. Predicado verbo-nominal: é aquele que tem dois núcleos: um verbo e um nome.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais