Buscar

Uma destilação simples

Uma destilação simples envolve evaporação, resfriamento, condensação e coleta do condensado em outro recipiente. A destilação simples é muito útil para separar líquidos com cerca de 100°C de diferença entre seus pontos de ebulição, ou separar líquidos de compostos que não destilam. Sendo assim certas misturas podem ser separadas, usando-se uma destilação simples, realizável numa montagem, como a apresentada nesta figura:

Suponha que a mistura é constituída de água e cloreto de sódio dissolvido nela. Ao final da destilação simples dessa mistura, obtém-se, no erlenmeyer:

   

água + ácido clorídrico.

   

água + cloreto de sódio.

   

ácido clorídrico.

   

água + cloro.

   

água.

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

O exercício é respondido por meio da quinta e última alternativa, isto é, com relação a separação de misturas destacadas no texto acima, podemos afirmar que ao final da destilação simples dessa mistura envolvendo água e cloreto de sódio dissolvido nela, obtém-se, no erlenmeyer apenas água; isto porque a água irá entrar no estado de ebulição, consequentemente a água irá evaporar, os vapores de água iram passar pelo condensador, que esfriará e se reagruparão no erlenmeyer. Com relação, ao cloreto de sódio, podemos afirmar que o mesmo permanecerá no recipiente original.

Portanto, a última alternativa responde a questão corretamente.

2
Dislike0
User badge image

igor junior

água 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais