Buscar

De cada quatro pessoas assassinadas no Brasil em 2017, três eram negras, segundo os dados do Ipea. A taxa de homicídios para esse grupo da população

De cada quatro pessoas assassinadas no Brasil em 2017, três eram negras, segundo os dados do Ipea. A taxa de homicídios para esse grupo da população chegou a 43,1 para 100 mil habitantes, enquanto a dos não negros fechou o ano em 16 por 100 mil.
O Instituto aponta que houve uma piora na desigualdade racial nesse aspecto entre 2007 e 2017, já que a taxa cresceu 33,1% para os negros e 3,3% para os não negros. Apenas entre 2016 e 2017, a taxa de homicídios de negros no Brasil cresceu 7,2%.
Em números absolutos, o país registrou 49.524 assassinatos de negros em 2017, um aumento de 62,3% em relação a 2007 e de 9,1% ante 2016. Quando são analisados os não negros, os números absolutos tiveram queda de 0,8% em relação a 2016 e alta de 0,4% perante 2007, fechando 2017 em 14.734 mortes.
O coordenador da pesquisa, Daniel Cerqueira, chamou a atenção para o fato de que a desigualdade de crimes sofridos entre negros e não negros está aumentando.
"A gente tem no Brasil uma desigualdade na letalidade por raça que é escandalosa", disse ele, afirmando que esse dado não chega a ser novo. "E essa boca [distância entre os números de homicídios no gráfico] continua se alargando".

   

Disponível em: < https://bit.ly/33JtI29 > Acesso em: 10 nov. 2019.

   

Considerando as informações apresentadas, analise as afirmações e a relação proposta entre elas.

 

I. Os dados apresentados revelam que, no Brasil, a desigualdade racial  está intrinsecamente relacionada à desproporcionalidade entre as taxas de homicídios de pessoas negras e não negras.

 

PORQUE

 

II. A pesquisa revelou que, comparando os dados absolutos de 2016 e 2017, embora tenha havido crescimento tanto no número de mortes de pessoas negras e de não negras, os assassinatos de negros ainda são mais numerosos.

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas

 

Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

 

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

 

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

 

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

 

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

💡 2 Respostas

User badge image

Bruno Alves

Curte aí
1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A asserção I é claramente falsa, isto porque a desigualdade racial não se limita a discrepância entre as taxas de homícios das pessoas negras e das não-negras, mas esta é uma taxa que reflete muitos outros aspectos da desigualdade racial que acontece no Brasil em vários outros âmbitos. A asserção II também é falsa, já que podemos ver no texto que, na verdade, a taxa de números absolutos de homicídios de pessoas não-negras diminuiu, enquanto a mesma pesquisa apresenta que a taxa em relação ao número de homícidios de pessoas negras aumentou.

Neste sentido, temos que ambas as asserções são falsas e a asserção II não pode justificar a asserção I. Portanto, é a alternativa 5 que melhor apresenta este quadro.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais