Buscar

Como ocorre a contração muscular?O bloqueio da acetilcolina faz o q?

💡 3 Respostas

User badge image

Andréa Lima Déa

Entenda o passo a passo do mecanismo da contração muscular em uma fibra muscular esquelética:

O cérebro envia sinais, através do sistema nervoso, para o neurônio motor que está em contato com as fibras musculares.

Quando próximo da superfície da fibra muscular, o axônio perde bainha de mielina e dilata-se, formando a placa motora. Os nervos motores se conectam aos músculos através das placas motoras.

Com a chegada do impulso nervoso, as terminações axônicas do nervo motor lançam sobre suas fibras musculares a acetilcolina, uma substância neurotransmissora.

A acetilcolina liga-se aos receptores da membrana da fibra muscular, desencadeando um potencial de ação.

Nesse momento, os filamentos de actina e miosina se contraem, levando à diminuição do sarcômero e consequentemente provocando a contração muscular.

A contração muscular segue a "lei do tudo ou nada". Ou seja: a fibra muscular se contrai totalmente ou não se contrai. Se o estímulo não for suficiente, nada acontece.

0
Dislike0
User badge image

Andréa Lima Déa

Quando a acetilcolina atinge a membrana da célula recetora, liga-se a um local específico e provoca a despolarização, originando um novo impulso nas células nervosas ou uma contração nas células musculares. Tem uma ação limitada por ser rapidamente destruída pela enzima colinesterase.
As drogas anticolinérgicas possuem várias aplicações em medicina para bloquear a ação da acetilcolina, interrompendo assim a passagem de impulsos nervosos e relaxando determinados músculos, por exemplo na medicação pré-cirúrgica.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Os músculos tratam-se de tecidos do corpo humano que têm por função a contração e a distensão das células para possibilitar os movimentos.

As centenas de músculos que constituem o corpo humano além de auxiliar no movimento, torna o esqueleto estável e preenche o corpo, ligando os ossos com o sistema nervoso.

A contração acontece através de impulsos elétricos enviados pelo sistema nervoso central através dos nervos que, por sua vez, torna possível a entrada de sódio no músculo e a saída do potássio, liberando cálcio e causando o deslizamento das células proteicas de actina e miosina.

De acordo com Nordin e Frankel (2003), há cinco tipos de contração músculares. São elas:


  • Contração concêntrica: quando os músculos produzem tensão suficiente para superar a carga ou a resistência do segmento. Afirma-se que os músculos se encurtam e causam movimento nas articulações;
  • Contração excêntrica: quando um músculo não pode desenvolver tensão necessária e é superado pela força externa. A ação concêntrica pode ser realizada de forma controlada, como por exemplo, durante os treinamentos de musculação;
  • Contração isocinética: o movimento da articulação é mantido em uma velocidade constante e consequentemente a velocidade do encurtamento ou do alongamento muscular é constante.;
  • Contração isoinercial: caracteriza-se pelo fato da constância da resistência a qual o músculo tem que se contrair;
  • Contração isotônica: a tensão exercida pelo músculo é constante. Porém, o momento muda durante o movimento e a tensão tem que mudar também e, com isso, não há produção de movimento angular no movimento.
  • Quanto à acetilcolina, a mesma trata-se de um neutrotransmissor que indeuz à contração muscular. Quando ela é bloqueada, o movimento do músculo fica prejudicado.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais