Buscar

Quem tem exercicios de direito societario?

💡 1 Resposta

User badge image

Lú Mendes

1º Questionário

 

2 - O que diz o art 966 do C.C 2002 a respeito do empresário?

Art. 966, C.C., Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços. Parágrafo único.

 

3 - Os profissionais liberais são empresários?

 Não se considera empresário quem exerce profissão intelectual, de natureza científica, literária ou artística, ainda como concurso de auxiliares ou colaboradores, salvo se o exercício da profissão constituir elemento de empresa.

 

4 - O que é empresa a teor da lei nº4137/62? O que é empresa a teor do C.C., 2002? Oque é empresa a teor de Alberto Asquini?

R: Art. 6º considera-se empresa toda organização de natureza civil ou mercantil destinada à exploração, por pessoa física ou jurídica, de qualquer atividade com fins lucrativos.

Empresa se define como a estrutura fundada na organização dos fatores da produção para o desenvolvimento de uma atividade econômica.

Alberto Asquini abrange quatro perfis à empresa, aspectos distintos que são: subjetivo, objetivo, funcional e corporativo ou institucional.

 

5 - O que pode ser considerado por atos do comércio? Quais são eles?

Ṛ: Ato do comércio é todo ato que realiza ou facilita a intermediação na circulação da riqueza, são dois os elementos caracterizadores do ato de comércio: a mediação e a especulação, esta última entendida como lucrativa, como por exemplo o aumento do valor da compra na revenda. Exemplos: estoque, compra, venda, transporte...

 

6 - O que são e quais são as fontes do direito empresarial?

Fontes são os vários modos de onde são buscadas, nascem ou surgem as normas jurídicas e os princípios gerais da ciências do direito. Ele pode ser dividido em primária ou imediata e secundária ou mediata. Para o direito empresarial podemos dizer que a sua fonte primária é a constituição federal e as demais normas infraconstitucional que trata do assunto e sua fonte secundária é os costumes, os princípios gerais do direito, a analogia e a jurisprudência.

 

7 - O que se entende por função social da empresa?

R: A função social da empresa é previsto pelo ordenamento legal e está inserida na constituição, em seu art. 5º, inc. XXlll enfatiza que “a propriedade atenderá a sua função social”, ainda em seu art. 182, §2º prevê que “a propriedade urbana cumpre sua função social quando atende às exigências fundamentais de ordenação da cidade expressas no plano diretor”. Após o surgimento dos primeiros relatórios chamados de "balanço sociais" que, se apresentaram como forma de ligação entre empresa, funcionários e comunidade.

A partir de então, o conceito da função social da empresa começou a se difundir pelo mundo, chegando também ao Brasil. É importante frisar que, segundo doutrina

modernamente aceita, a função social não precisa estar positivada para fazer com que a empresa atue de acordo com o bem comum. Porém, estando, facilita a sua observância e exigência realizada pela sociedade e Estado.

tuição federal e as demais normas infraconstitucional que trata do assunto e sua fonte secundária é os costumes, os princípios gerais do direito, a analogia e a jurisprudência.

 

8 - Art 967, 968 e 1150 todo código civil tratam da questão de registro empresarial, disserte a respeito

R: Art. 967. É obrigatoria a inscrição do empresario no Registro Público de Empresas Mercantis da respectiva sede, antes do inicio de sua atividade.

Art. 968. A inscrição do empresario far-se-á mediante requerimento que contenha: seu nome, nacionalidade, domicílio, estado civil e, se casado, o regime de bens;

Art. 1.150. O empresário e a sociedade empresária vinculam-se ao Registro Público de Empresas Mercantis a cargo das Juntas Comerciais, e a sociedade simples ao Registro Civil das Pessoas Jurídicas, o qual deverá obedecer às normas fixadas para aquele registro, se a sociedade simples adotar um dos tipos de sociedade empresaria.

 

9 - Fale sobre a capacidade e impedimento para ser empresário, tendo por base os art's 972 e 1100 e seus § e incisos.

Impedimento embora tenha a capacidade plena são proibidos pela lei de se tornarem empresários referente sua função.. ex médico abrir farmácia .... Oftalmologista abrir ótica

 

10 - Quais os livros comerciais utilizados pelo empresário. Como podem ser classificados?

Os livros comerciais podem ser classificados em facultativos e obrigatórios.

O facultativo não é exigido por lei, conhecido também por livros auxiliares, sua ausência não implica em obstáculo legal, salvo se for complemento de livro obrigatório.

O obrigatório se ausente, pode implicar em sanções civis e criminais. Pode ser comum, ou seja, o livro diário, onde deve constar as operações relativas ao exercício da empresa, sua escrituração é obrigatória a todos empresários. E pode ser especial, que é o livro de registro de duplicatas, necessário a todo empresário que emite duplicatas. A escrituração deve seguir os requisitos legais para ser válida.

 

11 - O que é compreendido por agentes auxiliares do comércio?

R: São os Corretores, Leiloeiros, Despachantes, Agente não Oficiais, Preposto, Gerentes e procuradores ou Mandatários.

 

2º Questionário

 

2 - O que se entende por transformação em direito empresarial ?

R: E o ato por meio do qual a sociedade passa de um tipo para outro, independentemente de dissolução e liquidação, como nos mostra o artigo 1.113 CC, essa operação transforma as características societárias, mas não extingue sua individualidade, porque permanece íntegro a pessoa jurídica.

 

3 - O que se entendi por fusão empresarial?(extrusão normativa)

Fusão é a operação pela qual se unem duas ou mais sociedade,de tipos iguais ou diferentes, constituindo  nova sociedade que lhes sucedera em todos os direitos e obrigação,deliberado na forma prevista para a alteração dos respectivas estatutos ou contratos sociais.

 

4 - O que se entende por cisão para o Direito Empresarial? 

R- Cisão é o processo por meio do qual o patrimônio de uma empresa é dividido em duas ou mais partes, para constituição de nova ou novas sociedades, ou para integrar o patrimônio de sociedade já existente.

 

5 - O que se entende por Incorporação em Direito Empresarial?                                                                    

R: A incorporação é  operação societária por meio do qual uma ou mais sociedades são absorvidas por outra, que lhes sucede em todos os direitos e obrigações.  Para tal finalidade, todas as sociedades envolvidas deverão aprovar a medida no seu âmbito interno nos termos exigidos pelo regramento de cada tipo societário envolvido no processo nos termos do art. 1116 VC é ser 227 LSA. 

 

 

3º Questionário

 

1 - conceitue direito do consumidor.

O direito do consumidor é uma ramificação do direito civil e do direito empresarial que trata das relações jurídicas entre fornecedores é os consumidores.

O direito do consumidor é baseado a partir de um conjunto de normas que defendem e protegem a pessoa física ou jurídica que adquiri bens de consumo, sejam serviços ou produtos.

 

2 - Conceitue fornecedor e consumidor.

R: O fornecedor é quem desenvolve atividade de oferecimento de bens ou serviços ao mercado. Toda pessoa física ou jurídica, pública ou privada, nacional ou estrangeira, bem como os entes despersonalizados que desenvolvem atividades de produção, montagem, criação, construção, transformação, importação, exportação, distribuição ou comercialização de produtos ou prestação de serviço.

O consumidor são todas as pessoas físicas ou jurídicas que adquirem ou utilizam produtos ou serviços como destinatário fina. Equipara-se ao consumidor a coletividade de pessoas ainda que indetermináveis, que haja intervindo nas relações de consumo.

 

3 - É POSSÍVEL APLICAR O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR ENTRE PESSOAS JURÍDICAS OU ENTRE EMPRESAS, JUSTIFIQUE. 

R: o Código de Defesa do Consumidor (CDC), também é aplicável às pessoas jurídicas que adquirem bens ou serviços, desde que seja para a satisfação de necessidades próprias, de forma que a empresa seja a destinatária final do produto.

 

4 - O QUE SE ENTENDE SOBRE BOA FÉ E FUNÇÃO SOCIAL DO CONTRATO?

R: O princípio da boa fé e função social do contrato estão previstos no Código Civil (art. 421) prevendo que, a liberdade de contratar será exercida em razão e nos limites da função social do contrato. Os princípios da probidade e da boa-fé estão ligados não só à interpretação dos contratos, mas também ao interesse social de segurança das relações jurídicas, uma vez que as partes têm o dever de agr com honradez e lealdade na conclusão do contrato e na sua execução.

 

5 - O que significa teoria finalista nas relações de consumo? 

R: Para a teoria finalista destinatário final e aquele que da uma destinação fática e econômica ao produto,  ou seja, o consumidor tem que tirar o produto do mercado e não pode mais colocar aquele produto numa relação de negócio, por conseguinte, não  pode mais ter qualquer tipo de lucro com aquele produto.

 

6 - o que significa teoria maximalista?

A corrente maximalista defende a teoria de que o consumidor-destinatário final seria toda e qualquer pessoa física ou jurídica que retira o produto ou o serviço do mercado e o utiliza como destinatário final.

Nesta corrente não importa se a pessoa adquiri ou utiliza o produto ou serviço para​ o uso privado ou para o uso profissional, com a finalidade de obter lucro. 

 

8 - Quais são os três elementos das relação de consumo?

São:subjetivo,(consumidor/fornecedor ) objetivo (produto ou serviço) e teleológico ou finalistico. (destinação final)

 

 

 

 

 

 

 

 

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais