Buscar

PEDAGOGIA

De cada quatro pessoas assassinadas no Brasil em 2017, três eram negras, segundo os dados do Ipea. A taxa de homicídios para esse grupo da população chegou a 43,1 para 100 mil habitantes, enquanto a dos não negros fechou o ano em 16 por 100 mil.
O Instituto aponta que houve uma piora na desigualdade racial nesse aspecto entre 2007 e 2017, já que a taxa cresceu 33,1% para os negros e 3,3% para os não negros. Apenas entre 2016 e 2017, a taxa de homicídios de negros no Brasil cresceu 7,2%.
Em números absolutos, o país registrou 49.524 assassinatos de negros em 2017, um aumento de 62,3% em relação a 2007 e de 9,1% ante 2016. Quando são analisados os não negros, os números absolutos tiveram queda de 0,8% em relação a 2016 e alta de 0,4% perante 2007, fechando 2017 em 14.734 mortes.
O coordenador da pesquisa, Daniel Cerqueira, chamou a atenção para o fato de que a desigualdade de crimes sofridos entre negros e não negros está aumentando.
"A gente tem no Brasil uma desigualdade na letalidade por raça que é escandalosa", disse ele, afirmando que esse dado não chega a ser novo. "E essa boca [distância entre os números de homicídios no gráfico] continua se alargando".

   

Disponível em: < https://bit.ly/33JtI29 > Acesso em: 10 nov. 2019.

   

Considerando as informações apresentadas, analise as afirmações e a relação proposta entre elas.

 

I. Os dados apresentados revelam que, no Brasil, a desigualdade racial  está intrinsecamente relacionada à desproporcionalidade entre as taxas de homicídios de pessoas negras e não negras.

 

PORQUE

 

II. A pesquisa revelou que, comparando os dados absolutos de 2016 e 2017, embora tenha havido crescimento tanto no número de mortes de pessoas negras e de não negras, os assassinatos de negros ainda são mais numerosos.

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

💡 1 Resposta

User badge image

Andre Smaira

Primeiramente, temos que os índices de violência são bastante preocupantes na sociedade atual de modo que através do estudo desses índices, como tratado no texto, temos que é possível combater a violência de um modo mais especificado.

Dessa forma, faz-se necessário compreender que as diversas variáveis que compreendem o desenvolvimento da violência, como é o caso da desigualdade social, faz com que pessoas de bairros periféricos estejam mais sujeitas à esse tipo de acontecimento, que acabam sendo bastante frequentes.

Por fim, ao observarmos o enunciado e as assertivas apresentadas, temos que a resposta correta é que "a asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa”.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais