Buscar

Os antidepressivos triciclicos possuem outros efeitos no organismo além dos despejados, que efeitos são esses e porque eles ocorrem?

💡 2 Respostas

User badge image

Patrícia de Oliveira Silva

s antidepressivos tricíclicos não seletivos apresentam múltiplos efeitos farmacológicos, com variação considerável na potência em dosagens terapêuticas. Entretanto, essas diferenças tornam-se menos importantes nos níveis plasmáticos mais altos, tipicamente observados na intoxicação.

Os antidepressivos tricíclicos são potentes inibidores dos receptores de histamina pós-sinápticos periféricos e centrais. O antagonismo dos receptores centrais de histamina produz sedação e contribui significativamente para o nível deprimido de consciência e coma, frequentemente observado na intoxicação por antidepressivos tricíclicos.

Os antidepressivos tricíclicos também são inibidores competitivos da acetilcolina nos receptores muscarínicos centrais e periféricos, mas não nos receptores nicotínicos. Assim, são agentes antimuscarínicos, e não fármacos verdadeiramente anticolinérgicos. Os sintomas antimuscarínicos centrais variam de agitação a delírio, confusão, amnésia, alucinações, fala arrastada, ataxia, sedação e coma.

Os sintomas antimuscarínicos periféricos incluem pupilas dilatadas, visão turva, taquicardia, hipertermia, hipertensão, secreções orais e brônquicas diminuídas, pele seca, íleo, retenção urinária, aumento do tônus muscular e tremor. A inibição dos receptores a-adrenérgicos centrais e periféricos pós-sinápticos é uma ação característica da maioria dos antidepressivos cíclicos. Os antidepressivos tricíclicos têm uma afinidade muito maior para os receptores a1-adrenérgicos do que para os receptores a2-adrenérgicos.

Os antidepressivos tricíclicos são potentes inibidores da recaptação de noradrenalina e serotonina, mas produzem pouca inibição da recaptação da dopamina, exceto a amoxapina, que inibe a recaptação da dopamina. A inibição da recaptação de neurotransmissores leva ao aumento dos níveis sinápticos e ao subsequente aumento da resposta do neurotransmissor.

A inibição da recaptação da norepinefrina produz os efeitos simpaticomiméticos precoces observados ocasionalmente em algumas intoxicações por antidepressivos tricíclicos e pode contribuir para o desenvolvimento de arritmias cardíacas. As mioclonias e a hiperreflexia são atribuídas ao aumento da atividade da serotonina.

A síndrome serotoninérgica ocorre devido ao aumento da atividade do tronco encefálico da serotonina, que pode ser produzida por antidepressivos tricíclicos que são inibidores de captação de serotonina potentes. Em geral, os antidepressivos tricíclicos produzem a síndrome serotoninérgica somente quando usados em combinação com outros serotoninérgicos.

Os antidepressivos tricíclicos são altamente lipofílicos, cruzam facilmente a barreira hematoencefálica e atingem picos de concentração plasmática entre 2 e 6 horas após a ingestão em doses terapêuticas. Em casos de intoxicação, a absorção gastrintestinal pode ser prolongada devido ao efeito antimuscarínico na motilidade intestinal.

A biodisponibilidade é de apenas 30 a 70% devido ao extenso metabolismo hepático de primeira passagem. Os níveis de antidepressivos tricíclicos tissulares são mais de 10 vezes maiores do que os níveis plasmáticos, e apenas 1 a 2% da carga corporal total de antidepressivos cíclicos é encontrada no sangue. Os antidepressivos tricíclicos são eliminados quase inteiramente por oxidação hepática.

A toxicidade clínica dos antidepressivos tricíclicos geralmente dura mais do que a atividade do medicamento original devido à produção de metabólitos ativos. Esses metabólitos ativos geralmente têm atividades farmacológicas diferentes em comparação com os compostos de origem. Alguns antidepressivos tricíclicos apresentam circulação entero-hepática antes de sua eventual oxidação, conjugação e eliminação renal, mas isso não contribui significativamente para sua toxicidade.

0
Dislike0
User badge image

Estudante PD

Apesar de serem um importante grupo de antidepressivos, com eficácia relevante para diversos quadros psiquiátricos, esses antidepressivos apresentam um grande número de efeitos indesejados. Em geral, esses efeitos são atribuídos à sua ação de bloqueio sobre receptores químicos. Por exemplo, o bloqueio de receptores alfa1- adrenérgicos pode provocar hipotensão postural, tonteira, taquicardia reflexa.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais