A maior rede de estudos do Brasil

inteligencia competitiva

O nível de competição entre as empresas tem levado as organizações a desenvolver estratégias, que visam torná-las menos vulneráveis as mudanças que vêem ocorrendo no ambiente (externo e interno) das organizações. O processo de globalização (financeiro, produtivo e comercial), a introdução de novas tecnologias e a implantação de novos processos organizacionais levam, alguns segmentos, a um cenário com fusões, incorporações, e reestruturação, com objetivo de ser manter competitivos. Para minimizar os efeitos negativos deste ambiente turbulento deve-se estimular a elaboração de uma planejamento estratégico. Este planejamento deve ser desenvolvido levando em consideração os cenários político, econômico e cultural na qual a empresa planeja atuar.

Num projeto de ação estratégica é importante a definição do objetivo que se pretende atingir. O planejamento deve direcionar a organização à adoção das estratégias competitivas que podem ser: para a Excelência Operacional, para a Inovação do Produto e/ou Orientada para Serviços. Em qual o enfoque atuar, é a questão que deverá ser discutida por toda a organização.

Como ferramenta de análise, para uma melhor condução do processo, tem-se os modelos de Planejamento Estratégico.

Em conjunto com o plano de ação deve-se estimular a formação de competências do indivíduo e da organização, pois estas são importantes para que a empresa tenha condições de se manter competitiva. Essas competências devem ser desenvolvidas no interior da organização, garantindo assim uma agregação de valor aos clientes da empresa.

Análise SWOT ou Análise FOFA é uma técnica de planejamento estratégico utilizada para auxiliar pessoas ou organizações a identificar forças, fraquezas, oportunidades, e ameaças relacionadas à competição em negócios ou planejamento de projetos.

É correto o que se afirma em:

I) Segundo a análise SWOT, uma organização que apresente prevalência de pontos fracos e de oportunidades está em cenário de crescimento.

II) Caso uma análise SWOT mostre que determinada organização está em cenário de manutenção, infere-se que há prevalência de pontos fracos e ameaças.

III) Segundo a matriz proposta pelo Boston Consulting Group (BCG), um produto classificado como vaca leiteira é aquele que ainda não produziu os resultados esperados, mas que tem grande potencial para produzi-los, desde que ocorram as mudanças necessárias nas condições externas.

IV) Produtos com baixa participação no mercado e que geram baixos lucros ou, até mesmo, prejuízos são classificados, de acordo com a matriz BCG, em uma análise de cenário, como animal de estimação.

V) Suponha que o dono de uma padaria em franco crescimento disponha de uma excelente equipe de padeiros. Nessa situação, a constatação da excelência dessa equipe, em uma análise SWOT, é considerada oportunidade.

Grupo de escolhas da pergunta



I, II e III


II, III e IV


I, IV e V


III, IV e V


I, II e IV.


6 resposta(s)

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes