Buscar

inteligencia competitiva

O nível de competição entre as empresas tem levado as organizações a desenvolver estratégias, que visam torná-las menos vulneráveis as mudanças que vêem ocorrendo no ambiente (externo e interno) das organizações. O processo de globalização (financeiro, produtivo e comercial), a introdução de novas tecnologias e a implantação de novos processos organizacionais levam, alguns segmentos, a um cenário com fusões, incorporações, e reestruturação, com objetivo de ser manter competitivos. Para minimizar os efeitos negativos deste ambiente turbulento deve-se estimular a elaboração de uma planejamento estratégico. Este planejamento deve ser desenvolvido levando em consideração os cenários político, econômico e cultural na qual a empresa planeja atuar.

Num projeto de ação estratégica é importante a definição do objetivo que se pretende atingir. O planejamento deve direcionar a organização à adoção das estratégias competitivas que podem ser: para a Excelência Operacional, para a Inovação do Produto e/ou Orientada para Serviços. Em qual o enfoque atuar, é a questão que deverá ser discutida por toda a organização.

Como ferramenta de análise, para uma melhor condução do processo, tem-se os modelos de Planejamento Estratégico.

Em conjunto com o plano de ação deve-se estimular a formação de competências do indivíduo e da organização, pois estas são importantes para que a empresa tenha condições de se manter competitiva. Essas competências devem ser desenvolvidas no interior da organização, garantindo assim uma agregação de valor aos clientes da empresa.

Análise SWOT ou Análise FOFA é uma técnica de planejamento estratégico utilizada para auxiliar pessoas ou organizações a identificar forças, fraquezas, oportunidades, e ameaças relacionadas à competição em negócios ou planejamento de projetos.

É correto o que se afirma em:

I) Segundo a análise SWOT, uma organização que apresente prevalência de pontos fracos e de oportunidades está em cenário de crescimento.

II) Caso uma análise SWOT mostre que determinada organização está em cenário de manutenção, infere-se que há prevalência de pontos fracos e ameaças.

III) Segundo a matriz proposta pelo Boston Consulting Group (BCG), um produto classificado como vaca leiteira é aquele que ainda não produziu os resultados esperados, mas que tem grande potencial para produzi-los, desde que ocorram as mudanças necessárias nas condições externas.

IV) Produtos com baixa participação no mercado e que geram baixos lucros ou, até mesmo, prejuízos são classificados, de acordo com a matriz BCG, em uma análise de cenário, como animal de estimação.

V) Suponha que o dono de uma padaria em franco crescimento disponha de uma excelente equipe de padeiros. Nessa situação, a constatação da excelência dessa equipe, em uma análise SWOT, é considerada oportunidade.

Grupo de escolhas da pergunta



I, II e III


II, III e IV


I, IV e V


III, IV e V


I, II e IV.

💡 6 Respostas

User badge image

Magno Mendes

1 4 e 5 acho que eh

0
Dislike0
User badge image

Monique Ribeiro

tfjgkj
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais