Buscar

apol

Leia o fragmento de texto:

“Além de etnocêntrica, a periodização apresenta a visão das classes dominantes, as rupturas apresentadas refletem como as mesmas percebem e discursam sobre o vivido histórico”.

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: OLIVEIRA, Wellington de; MIRANDA, Mônica Liz. Uma discussão sobre a periodização na História. Tiempo y Sociedad, v. 17, p. 7-32, 2014.

Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base Uma discussão sobre a periodização na História, assinale a alternativa que se refere à crítica social sobre a periodização da história:

APor meio da ação das classes dominantes de evitar que a periodização da História promova novas rupturas ao longo do processo histórico.

BPor meio da ação dos europeus dentro da historiografia, motivada bastante pelas práticas do imperialismo e pelo nacionalismo ao redor do mundo.

CPor meio do fato de que a periodização somente é determinada por aqueles que possuíam os meios financeiros de investir na produção historiográfica.

DPor meio do fato de que o etnocentrismo era uma visão de mundo que interferia na produção historiográfica e, portanto, também na periodização.

EPor meio do fato de que a periodização geralmente depende da ação dos indivíduos vitoriosos no processo histórico e inseridos numa classe alta.


💡 4 Respostas

User badge image

Erielton Tely

EPor meio do fato de que a periodização geralmente depende da ação dos indivíduos vitoriosos no processo histórico e inseridos numa classe alta
0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais