Buscar

4.Estabeleça uma comparação entre os métodos utilizados para a preparação de xaropes.

💡 1 Resposta

User badge image

Ana Livia

Xarope

É a forma farmacêutica aquosa caracterizada pela alta viscosidade, que apresenta não menos que 45% (p/p) de sacarose ou outros açúcares na sua composição (BRASIL, 2005). Embora possam ser usados para a preparação de outras formulações, como mistura e elixires, também podem ser administrados como produto final (AULTON, 2005).

Os xaropes medicinais são preparados combinando-se cada um dos seus componentes como sacarose, água purificada, flavorizantes, corantes, com o fármaco e outras matérias primas indicadas. Naturalmente, os xaropes medicinais são empregados terapeuticamente pelo valor da substância ativa nele presente (ANSEL, 2000).

A maioria dos xaropes tem como componentes além da água purificada e o fármaco, açúcar, flavorizantes, conservantes antimicrobianos, espessantes, agentes solubilizantes, estabilizantes, entre outros (ANSEL, 2000). Os excipientes que podem ser empregados são a base de sorbitol, mucilagens, gomas, glicerinas (ALONSO, 2008).

Existem 4 metodos de preparação de xaropes, dependendo das características físico químicas dos componentes: dissolução dos componentes com ajuda do calor; dissolução de matéria prima sem aquecimento ou simples mistura dos componentes líquidos; acréscimo de sacarose a um liquido medicinal já preparado ou agente liquido flavonizado; perlocação da fonte de principio ativo ou da sacarose. 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais