Buscar

Passo a passo os procedimentos operatórios de remoção do tecido cariado

💡 1 Resposta

User badge image

Luciele Braga

Em estágios iniciais em esmalte ou dentina, começaram a receber tratamentos não invasivos envolvendo condutas de paralisação e controle do processo carioso.

– Em estágios mais avançados da cárie, optou-se por procedimentos minimamente invasivos e remoção parcial do tecido cariado, com mínimo desgaste da estrutura dental.

A remoção parcial do tecido cariado caracteriza-se pela remoção da camada mais superficial da dentina acometida pela cárie, chamada infectada. Esta é caracterizada por um tecido amolecido, úmido, cujo colágeno encontra-se degradado, não expondo os cornos pulpares, um pouco ou nenhum potencial de remineralização tecidual.

A cárie é removida totalmente das paredes circundantes do preparo cavitário. A camada mais profunda, também conhecida por dentina afetada, caracteriza-se por um tecido mais endurecido e seco, cuja trama de colágeno encontra-se intacta e, portanto, passível de remineralização.

deve remover o tecido cariado mais amolecido do fundo da cavidade com curetas manuais, que sejam compatíveis com o tamanho da cavidade, até o momento em que o tecido começar a sair em lascas. Nas paredes laterais, como dito anteriormente a remoção deve ser feita completamente, a fim de garantir um adequado selamento da cavidade.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais