Buscar

É possível a incidência do Princípio da Insignificância?

Tício, réu primário, durante o repouso noturno, após quebrar um cadeado que estava no portão, entrou em uma residência para furtar um par de tênis avaliado em R$ 150,00. A Defesa de Tício requereu a absolvição do réu com fundamento no Princípio da Insignificância. Nesta situação hipotética, com base nos ensinamentos da doutrina e da jurisprudência dos Tribunais Superiores, é possível a incidência de tal Princípio? Fundamente sua resposta.

💡 2 Respostas

User badge image

Luan Nunes

É sim possivel

0
Dislike0
User badge image

grazielle

A tipicidade penal deve ser entendida perante a análise não só da tipicidade formal, mas também da tipicidade material, ou seja, deverá levar em consideração a relevância do bem jurídico atingido no caso concreto. Desta forma, o Princípio da Insignificância reduz o âmbito de incidência do Direito Penal ao considerar materialmente atípicas condutas que causam insignificantes ofensas ao bem jurídico tutelado, apesar, de serem formalmente típicas. Nesse sentido, como a questão informou apenas que adentrou dentro de uma residência e furtou um par de tênis, entendo que causou grande ofensa ao bem jurídico protegido e por isso o princípio da insignificância não deve ser aplicado. A resposta seria diferente se fosse uma rede de loja que ofenderia minimamente o bem jurídico.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais