Buscar

O que é o princípio da insignificância? O princípio da insignificância é um vetor interpretativo do tipo penal que tem como objetivo excluir da ab...

O que é o princípio da insignificância?

O princípio da insignificância é um vetor interpretativo do tipo penal que tem como objetivo excluir da abrangência do direito criminal condutas provocadoras de ínfima lesão ao bem jurídico por ele tutelado.
A aplicação do princípio da insignificância torna a conduta atípica quando esta é a tal ponto irrelevante que não seja razoável a imposição da sanção.
A aplicação do princípio da insignificância é feita de forma criteriosa, cautelosa e casuística.

Essa pergunta também está no material:

DirPenal_ProcPenal (1)
678 pág.

Direito Processual Civil I

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O princípio da insignificância é um vetor interpretativo do direito penal que tem como objetivo excluir da abrangência do direito criminal condutas que causem ínfima lesão ao bem jurídico tutelado. A aplicação desse princípio torna a conduta atípica, quando esta é tão irrelevante que não seja razoável a imposição da sanção penal. A aplicação do princípio da insignificância é feita de forma criteriosa, cautelosa e casuística, levando em consideração as circunstâncias do caso concreto.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais