Buscar

As conjunções subordinativas são aquelas que unem duas orações dependentes sintaticamente entre si, elas podem receber dez classificações diferentes..

As conjunções subordinativas são aquelas que unem duas orações dependentes sintaticamente entre si, elas podem receber dez classificações diferentes, de acordo com a relação estabelecida entre as orações através deste elemento. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:


(    ) Enquanto conversavam, os dois rapazes caminhavam na trilha. - A palavra "enquanto" é uma conjunção subordinativa consecutiva.

(    ) Os engenheiros construirão a ponte, caso haja viabilidade. - A palavra "caso" é uma conjunção subordinativa condicional.

(    ) É possível que os operários terminem a obra hoje. - A palavra "que" é uma conjunção subordinativa integrante.

(    ) Embora o tempo tenha melhorado, ficaremos em casa no fim de semana. - A palavra "embora" é uma conjunção subordinativa consecutiva.

💡 3 Respostas

User badge image

Estudante PD

F - V - V - F.

(Falso) Enquanto conversavam, os dois rapazes caminhavam na trilha. - A palavra "enquanto" é uma conjunção subordinativa consecutiva.

> "Enquanto" é uma conjunção subordinativa temporal

(Verdadeiro) Os engenheiros construirão a ponte, caso haja viabilidade. - A palavra "caso" é uma conjunção subordinativa condicional.

(Verdadeiro) É possível que os operários terminem a obra hoje. - A palavra "que" é uma conjunção subordinativa integrante.

> Pois introduz oração subordinada substantiva, que completa o sentido da oração principal.

(Falso) Embora o tempo tenha melhorado, ficaremos em casa no fim de semana. - A palavra "embora" é uma conjunção subordinativa consecutiva.

> "Embora" é uma conjunção subordinativa concessiva.



1
Dislike0
User badge image

Estudante PD

(F)

(V)

(V)

(F)

1
Dislike0
User badge image

Jane Romao

Fvvf
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais