Buscar

A similaridade e diferença entre o candomblé e umbanda.Qual é?

💡 2 Respostas

User badge image

Iuri Vinicius Machado

Diferenças de Origem, a relação com os orixás e outras entidades, rituais, incorporação, etc...

O Candomblé veio da África, trazido ao Brasil por meio dos negros africanos escravizados. Aqui, sofreu adaptações e é considerada uma religião afro-brasileira.

Já a Umbanda é uma religião propriamente brasileira e seus fundamentos foram revelados por Zélio Fernandino de Moraes. A Umbanda é marcada pelo forte sincretismo entre catolicismo, espiritismo e religiões afro-brasileiras.

O candomblé ainda se diferencia em outros aspectos. A religião respeita uma hierarquia mais forte nos templos e realiza algumas cerimônias específicas, como os preparos dos alimentos de santo e os sacrifícios, que são até hoje um tabu na sociedade. A palavra sacrifício, do latim sacrificium, significa “ato de fazer o sagrado”, ou seja, sair da esfera profana e entrar na esfera sagrada. No candomblé, o ato acontece para oferecer a vida de animais ou alimentos às divindades como forma de culto, não como sinônimo de matança. Por isso, a religião acredita que é um erro crasso referenciá-lo à morte de animais.

Além do racismo, essas religiões sofrem ataques de cunho machista, já que têm tradição matriarcal e oferecem às mulheres maior liberdade e poder na prática da religiosidade. Antigamente, as mulheres negras eram as que dominavam o conhecimento da cura por ervas medicinais, tornando-se grandes líderes nessas religiões, semelhantes a divindades femininas como Iansã, Nanã e Iemanjá. São entidades ligadas à força e à luta, contrastando com o papel que foi designado à mulher na sociedade – frágil, submissa e domada pelo patriarcado.

O candomblé também é uma religião monoteísta e que, através das principais nações que congrega – Bantu, Nagô, Angola, Jeje e Ketu – nos faz pensar em diferentes maneiras de comunicação, mas sempre com algo em comum: propagar o amor e auxiliar na evolução da humanidade. “Diferente do que acontece na umbanda, os orixás no candomblé são cultuados como divindades que representam força, possuem habilidades, personalidades e não ficam somente no plano da influência energética. São incorporados nos cultos sem consulta, tendo apenas o Ifá, oráculo africano, para tal”, afirma o babalorixá Antenor.

Abaixo seguem as fontes utilizadas, caso queira se aprofundar. Lembrando que de uma casa/terreiro para outra podem haver grandes diferenças de preceitos, fundamentos, praticas e teoria, sendo essa diferença muito respeitada, afinal cada um tem seu "fundamento", uma frase muito ouvida e sempre ensinada nas boas casas/terreiros, pois como são tradições iniciatórias e de ensinamento oral, onde a pratica e os espíritos/pessoas que participam de cada casa afetam a mesma com sua individualidade e caminhada, não estando errados as praticas de um teerreiro/casa ou outro, apenas seguindo uma caminhada diferente pelo mesmo caminho.

fontes :https://www.diferenca.com/candomble-e-umbanda/#:~:text=A%20Umbanda%20é%20marcada%20pelo,catolicismo%2C%20espiritismo%20e%20religiões%20afrobrasileiras.&text=Candomblé%20é%20uma%20religião%20afrobrasileira,%2C%20e%20religiões%20afro-brasileiras.

https://www.almapreta.com/editorias/realidade/as-diferencas-e-semelhancas-entre-o-candomble-e-a-umbanda


1
Dislike0
User badge image

Iuri Vinicius Machado

Um detalhe importante que esqueci de adicionar:

Sobre os sacrifícios que são muito mal vistos por certos membros da sociedade, gerando preconceito pela falta de conhecimento. Nos sacrifícios, tanto no Candomblé quanto em outras religiões de matriz africana há mais aproveitamento e respeito pela vida e carne do animal do que em qualquer matadouro ou outro tipo de carneação animal.

Porque no sacrifício(ato de fazer o sagrado), a morte em si é sempre feita da forma mais rápida e tranquila para o animal possível, o ato em é aproveitado para o sagrado, toda a carne é consumida, inclusive os miúdos são aproveitados, e os pescoços e patas também são oferecidos para as pessoas que gostam dos mesmos, e até mesmo as penas são usadas para enfeite, e as entranhas são dadas a animais como cachorros. portanto o sacrifício animal praticado na verdade tem muito mais respeito pelo mesmo e aproveitamento dos produtos resultantes do que qualquer outro tipo de abate, sendo que, após a carne ser distribuída entre os membros da casa, o restante é doado para pessoas menos afortunadas. A caridade é um ponto central das religiões de matriz africana, sendo um ponto muitas vezes ignorado pela mídia.

1
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais