Buscar

A Demonstração dos Fluxos de Caixa pode ser obtida de duas formas: forma direta e forma indireta. Disserte sobre essas duas formas

💡 4 Respostas

User badge image

Eduarda

o gestor deve evidenciar as classes de recebimento e desembolsos brutos das atividades operacionais, dividindo-as por sua natureza contábil (recebimentos de clientes, pagamentos de fornecedores, dentre outros). Esse método começa a partir da demonstração das entradas e saídas que passaram pelo caixa e equivalentes de caixa.o gestor deve evidenciar as classes de recebimento e desembolsos brutos das atividades operacionais, dividindo-as por sua natureza contábil (recebimentos de clientes, pagamentos de fornecedores, dentre outros). Esse método começa a partir da demonstração das entradas e saídas que passaram pelo caixa e equivalentes de caixa.O método indireto de DFC se baseia nos lucros ou prejuízos do exercício (DRE), que deve ser ajustado pelos itens econômicos como a depreciação e a amortização, além de variações nas contas patrimoniais.Com a vantagem de oferecer baixo custo, uma vez que basta a utilização dos balanços patrimoniais referentes ao início e ao final do período, a demonstração de resultado do exercício (DRE) e algumas informações extras obtidas na contabilidade, para elaborar esse método, o método indireto pode conciliar o lucro contábil com o fluxo de caixa operacional líquido.

1
Dislike0
User badge image

Danielly Klann

A forma direta e indireta são baseadas em tipos de movimentações diferentes:

a) forma direta: a partir da movimentação do caixa e equivalentes de caixa. Seus componentes são demonstrados pelos valores brutos;

b) forma indireta: com base no lucro/prejuízo do exercício.

1
Dislike0
User badge image

Cleide Ribeiro

Método indireto


O método indireto de fazer a demonstração de fluxo de caixa se refere a relação entre o resultado do caixa das atividades e o lucro líquido. Concernente a estoque, e contas a receber ou pagar, por exemplo.

É relativo aos lucros ou prejuízos resultados no DRE, e por isso é chamado de indireto. E, justamente por esse motivo, não é tão utilizado. Já que não é o mais apurado.

Segundo o Manual da Contabilidade Societária, o método indireto, conhecido também por método da conciliação deve:

  • Retirar do valor do lucro líquido as ações de adiantamento de cartões, créditos tributários, gastos antecipados e outros. Assim como as contas a serem recebidas futuramente. Ou alterações futuras de caixa.
  • Dispensar do lucro líquido procedimentos derivados das atividades de financiamento e de investimento

Método direto


O método direto da demonstração de fluxo de caixa se refere a pagamentos e recebimentos relacionados ao caixa bruto da empresa. É o método mais usado para fazer a DFC.

Novamente, segundo o Manual da Contabilidade Societária, eles devem conter:

  • As atividades operacionais:
  • Recebimento de clientes;
  • Pagamentos de fornecedores;
  • Despesas administrativas;
  • Pagamentos ao governo
  • As atividades de investimento:
  • Compra de ativo permanente;
  • Recebimento de dividendo.
  • As atividades de financeiro:
  • Financiamentos;
  • Integralização de capital;
  • Empréstimos bancários;
  • Divisão de lucros.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais