Buscar

Quais as teorias da responsabilidade civil do estado?

💡 6 Respostas

User badge image

JG Bueno

São três as teorias da responsabilidade civil do estado, quais sejam:

a) Teoria da culpa administrativa;

Leva em conta a falta do serviço, e não a culpa subjetiva do agente administrativo, para que incorra a responsabilidade faz-se necessário que a vítima sofra um dano e comprove a falta do serviço, exige, também, uma culpa especial da Administração, que é denominada culpa administrativa.

b) Teoria do risco administrativo;

Baseia-se no risco que o Estado causa a seus administrados, a Administração tem obrigação de indenizar a vítima pelo ato danoso e injusto que lhe foi causado, não sendo necessário à vítima provar culpa dos agentes ou falta de serviço.

c) Teoria do risco integral;

A administração tem o dever e de ressarcir todo e qualquer ato danoso causado à vítima, ainda que esta tenha culpa ou dolo, esta teoria nunca foi adotada pela legislação pátria por ser extremista.

A teoria adotada no Brasil:

De acordo com o art. 37, § 6º, da CF/88, a teoria adotada pelo Brasil foi a do risco administrativo.

Assim, todo e qualquer ente estatal tem o dever de ressarcir os danos que seus agentes causarem no exercício de suas funções,sendo facultado, posteriormente, o direito de cobrar do servidor o valor pago.

1
Dislike0
User badge image

Abner Rost

...
0
Dislike0
User badge image

Sergio luis Luis

A responsabilidade é equilíbrio, uma forma de reparação do dano, sendo que existem inúmeras formas de responsabilidade, as quais abrangem todo ramo do direito e ultrapassam os limites jurídicos para que possam abranger toda sociedade. Desse modo, faz-se com que o responsável pela conduta danosa, tenha dimensão do mal praticado por ele, para que assim possa fazer com que o indivíduo prejudicado retorne a sua situação anterior.[2]

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais