A maior rede de estudos do Brasil

Sobre a administração, é importante conhecer os conceitos desta ciência e torná-los uma fonte de vantagem competitiva, não só localmente, mas também


3 resposta(s)

User badge image

Rosilene

Há mais de um mês

O termo "competitividade", aplicado tanto às nações como às empresas, está em voga, devido às mudanças no cenário mundial. As idéias de economistas heterodoxos, como Schumpeter, ajudam-nos a compreender o papel da diversificação e da inovação na tentativa das empresas de evitar a concorrência direta. Na teoria da estratégia empresarial, o papel da concorrência tornou-se central com os livros de Michael Porter. Ele caracteriza claramente as forças da concorrência e as formas de enfrentá-la. A aplicação desses conceitos ao caso da produção de microcomputadores no Brasil evidencia a pouca viabilidade de esse segmento da informática nacional tornar-se competitivo no mercado mundial.

User badge image

Claudia

Há mais de um mês

mas também em termos globais. 

O caminho para se obter vantagem competitiva não é fácil, e deve ser o foco das empresas que buscam uma colocação diferenciada no mercado. A questão central desse processo é a escolha da estratégia da empresa.  Neste caso, a organização que buscar obter vantagem competitiva pode se preocupar continuamente com as melhoria dos processos internos e produtos e serviços.
A estratégia, em âmbito administrativo, busca estabelecer uma posição lucrativa e sustentável para a organização contra as forças que determinam a concorrência. Desta forma, é fundamental para que a organização contemporânea domine o conhecimento sobre o seu setor de atuação, esteja conectada constantemente às mudanças e inovações ao longo de sua existência.
Por meio da estratégia, a organização define as formas de atuação para errar menos durante a execução de suas ações.

Vá e vença!

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes