A maior rede de estudos do Brasil

Em 10 de fevereiro de 2009, durante a abertura do Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas,

Em 10 de fevereiro de 2009, durante a abertura do Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas, em Brasília, o presidente Lula observou que praticamente 10% da população adulta do Brasil (com 15 anos ou mais) é formada por analfabetos. “É preciso um trabalho mais intenso de convencimento dessas pessoas, de que elas devem ser alfabetizadas”, observou o presidente. “Não adianta somente o governo criar programas, é preciso pactuar com os prefeitos, porque têm acesso aos rincões do país”, acrescentou.

Os gráficos representados nas figuras que seguem mostram dados a respeito da taxa de analfabetismo da população adulta nas diversas regiões do Brasil e na América Latina e no Caribe, conforme divulgado em 2008 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


 

 Considerando os dados anteriores, analise as afirmativas abaixo.

     I.        Visto que a taxa de analfabetismo da população com 15 anos ou mais na região nordeste do Brasil é maior do que nas outras regiões, conforme mostrado na figura 1, podemos concluir que o maior número de analfabetos adultos no país encontra-se nessa região (nordeste).

    II.        As regiões brasileiras que possuem as melhores condições socioeconômicas são as que apresentam menores taxas de analfabetismo da população adulta.

  III.        Pela leitura da figura 2, podemos concluir que a taxa de analfabetismo de adultos do Brasil é igual a 500% da taxa de analfabetismo de adultos do Uruguai.

   IV.        Se a taxa de analfabetismo de adultos no Haiti é maior que a no Brasil, conforme mostrado na figura 2, então a população do Haiti também é maior que a do Brasil.

Assinale a alternativa certa.

 

AApenas as afirmativas II e III estão corretas.

BApenas a afirmativa II está correta.

C Apenas as afirmativas I e II estão corretas.

DApenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.

E Todas as afirmativas estão corretas.


MatemáticaEE Inspetora Dulcineia Varela Moura

Ainda não temos resposta. Você sabe responder?