A maior rede de estudos do Brasil

gostaria de saber a resposta para a pergunta abaixo

As moléculas no DNA de um organismo não são estáticas. As bases nitrogenadas de seus nucleotídeos estão expostas a agentes que provocam modificações em sua estrutura ou composição química. Todo organismo que exibe uma forma diferente de seus ascendentes, resultado da presença de uma mutação, é denominado mutante. 

 

Utilizado em um sentido amplo, o termo “mutação” se refere a qualquer modificação súbita e hereditária no conjunto gênico de um organismo, não explicável pela recombinação da variabilidade genética preexistente. Essas alterações incluem mudanças no número de cromossomos (euploidia e aneuploidia), na estrutura cromossômica (aberrações cromossômicas) e alterações nos genes individuais. 

 

ZAHA, A.; FERREIRA, H. B.; PASSAGLIA, L. M. P. Biologia molecular básica. 9. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.

 

Na figura a seguir temos representada uma mutação por substituição, bem como seu reparo.


 

Fonte: ZAHA, FERREIRA e PASSAGLIA, 2014, p. 146.

 

Assim, a respeito do assunto, analise as afirmativas a seguir.

 

I. A mudança da base pode interferir no códon e acarretar na incorporação de um aminoácido diferente na cadeia polipeptídica nascente, sem nunca acarretar consequências deletérias às células. 

II. Se a mutação ocorrer com determinada troca de base no DNA e a codificação dos aminoácidos não for continuada, entende-se que o códon possa ter se tornado “finalizador”.

III. A incorporação errônea de uma base em um primeiro ciclo de replicação pode se tornar uma mutação permanente, caso o erro não seja corrigido antes de um novo ciclo de replicação.

IV. A troca de uma base pode gerar algumas consequências para o processo de síntese de proteínas, com um aminoácido diferente inserido na cadeia polipeptídica resultante. 

 

Está correto o que se afirma em:

II, III e IV apenas.II e III, apenas.I, III e IV, apenas.I e IV apenas.I e III, apenas.


1 resposta(s)

User badge image

Fernando

Há 1 mês

 II, III e IV apenas.

Acabei de fazer a avaliação de processos biológicos.

 II, III e IV apenas.

Acabei de fazer a avaliação de processos biológicos.

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes