A maior rede de estudos do Brasil

A n

A neurociência surgiu como uma opção para a superação do behaviorismo, particularmente útil, pois a comunidade científica e filosófica é, em grande medida, fisicalista, ou seja, adere a ideia de que o corpo e a mente são uma mesma entidade física. Pensando nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta o que a neurociência pode oferecer, que permitiu que ela ajudasse a superar o behaviorismo.

Aplicação dos conceitos do behaviorismo para compreensão do cérebro. Aplicação da análise do cérebro para compreensão do comportamento.A possibilidade de compreensão da mente humana por meio da análise do cérebro.Melhor explicação dos padrões comportamentais do ser humano em sociedade.

 2. O propósito da neurociência é a investigação científica e não a investigação criminal, dessa forma, embora seja possível e útil, não é claro que todos os testes clínicos possam de fato confirmar informações úteis ao processo de julgamento. Um julgamento, especialmente nos casos mais graves, tem sérias consequências, por isso devemos ser rigorosos no uso de qualquer método em tais condições. Com base nisso, assinale abaixo a alternativa que melhor identifica a principal característica comum entre os tribunais e a neurociência.A neurociência, aliada ao direito, pode explicar todos os casos de indivíduos saudáveis cometendo crimes.Os resultados da neurociência são empíricos e é justamente esse tipo de resultado que a justiça valoriza nos julgamentos.Os resultados teóricos da neurociência auxiliam na explicação da culpabilidade e comportamento dos réus.A neurociência apresenta resultados práticos quanto a elementos comportamentais.

 3. Quando utilizamos a neurociência no contexto educacional, por meio de imagens do cérebro do próprio aluno ou por meio de dados coletados em casos semelhantes, somos capazes de estabelecer um padrão do tipo de resposta esperada em cada caso. Assinale a alternativa que identifica a vantagem desse proceder.Permite a aplicação em todos os casos, independente de semelhança entre a condição dos sujeitos.Permite a comparação de casos para uma aplicação insegura, mas uniforme em todos os casos.Permite aplicação diferenciada para cada caso, por haver um método único proceder.Permite aplicar métodos com mais confiança e aguardar pelas respostas que podem demorar mais, por sabermos a porcentagem de efetividade de tais métodos em casos semelhantes.

 4. Um dos pontos mais importantes da neuroética é a ideia de que, uma vez que o processamento moral ocorre na mente, também devemos aceitar uma relação entre o cérebro e o processamento moral. Dessa forma, a influência de lesões ou limitações no cérebro deve ser considerada ao pensarmos a moral e, consequentemente, a ética. Nesse contexto e com base nos estudos realizados, considere as alternativas abaixo que corresponde ao papel da neuroética nos experimentos com seres humanos.

I. Levantar questões e solucionar dilemas referentes à influencia do cérebro na capacidade dos pacientes de decidirem sobre participação nesses experimentos, bem como na informação que lhes é disponibilizada.

II. Não oferecer soluções para as condições que afetam os seres humanos e aos métodos de tratamento disponíveis somente para os casos de esquizofrenia.

III. Compreender a cognição e consciência humanas, bem como o comportamento de pacientes alocados em experimentos diferentes.

Agora, assinale o conjunto de alternativas que melhor identifica o papel da neuroética.

 I e III.Apenas III.Apenas I. II e III.

 5. Entre os sujeitos vulneráveis incluímos crianças e pessoas com limitação na capacidade de consentimento. Quanto a esses, a neuroética tem ajudado a fundar importantes legislações para proteção de tais sujeitos. No entanto, há outras preocupações que devemos levar em conta.

I. Evitar o uso prematuro de resultados da neurociência.

II. Entender os resultados efetivamente úteis dos exames clínicos.

III. Evitar o uso de sujeitos vulneráveis quanto às pesquisas, utilizando somente os sujeitos fragilizados emocionalmente.

Com base no enunciado, assinale a alternativa correta.

I e II.Apenas I. Apenas II.III.



Ainda não temos resposta. Você sabe responder?