A maior rede de estudos do Brasil

introdução aos estudos históricos (HD16)

6.

O historiador tem um papel fundamental na escrita da História, desde a seleção das fontes, até a forma de analisar e olhar o objeto de estudo. O papel do historiador sofreu transformações de acordo com a corrente historiográfica vigente, atribuindo ao historiador funções específicas, de acordo com as necessidades e intenções do período. Sobre as transformações ocorridas na concepção de historiador, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

(    ) Walter Benjamin defendia que o passado deveria ser analisado com questionamentos do presente, sendo de fundamental importância o olhar crítico e inquieto do historiador.

(    ) Para Leopold von Ranke, a relação entre presente e passado é o que determina a escrita da História. Seguindo a corrente positivista, Ranke diz que o historiador deve se impor frente às fontes históricas.

(    ) Para Thompson, o historiador, quando produz história, está apresentando um conhecimento em construção sobre determinado objeto, visto que, para este historiador, a verdade histórica é provisória.

(    ) Pode-se afirmar que a escrita da História na Grécia antiga tinha o cunho de registro e de narração de fatos. O historiador tinha a incumbência de registar os fatos para que não fossem esquecidos.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

( ) V - F - F - V.

( ) V - F - V - V.

( ) F - V - F - V.

( ) V - V - V - F.


1 resposta(s)

User badge image

Marcia Fernandes

Há mais de um mês

resposta B

( x ) V - F - V - V.

resposta B

( x ) V - F - V - V.

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes