Buscar

Processos Biológicos

Conforme nos explicam Junqueira e Carneiro (2012), o tipo de cotransporte de membrana que direciona íons e moléculas em um mesmo sentido é denominado “simporte”, como no caso do cotransporte  /glicose. 

 

A energia do movimento dos íons   pode ser utilizada para cotransportar moléculas de glicose nas células epiteliais. Assim, íons   penetram em células epiteliais a favor de um gradiente de concentração, fornecendo energia para impulsionar o transporte concomitante de moléculas de glicose. A proteína transportadora ou simporte captura tanto a glicose como a   no meio extracelular, ou seja, da cavidade luminal do intestino. 

 

A liberação do   no citoplasma, cuja concentração é mais baixa, causa uma modificação na forma da molécula transportadora, que perde sua afinidade para a glicose que é liberada no citoplasma da célula epitelial. Logo, a glicose se difunde pela porção basal das células e, por difusão facilitada, chega aos tecidos vizinhos, de onde será incorporada pela corrente sanguínea e distribuída no organismo.

 

JUNQUEIRA, J. C.; CARNEIRO, J. Biologia celular e molecular. 9. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012. 

 

No intestino delgado, células epiteliais apresentam proteínas aceptoras de moléculas de glicose, adquiridas dos processos digestórios de carboidratos. Observe a demonstração esquemática a seguir.

 

Fonte: SILVERTHORN, 2010, p. 156.

 

SILVERTHORN, D. U. Fisiologia humana: uma abordagem integrada. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.

Sendo assim, com base na leitura do texto e a análise do esquema anterior, é correto afirmar que:

o transporte de glicose para a matriz extracelular está diretamente ligado à difusão simples através da bicamada lipídica da membrana.a molécula de glicose é pequena o bastante para transpassar a membrana sem auxílio de proteínas carreadoras.para translocar a glicose é necessário, conjuntamente, o transporte de  em fluxo contrário ao gradiente de concentração para o íon.após uma refeição, a glicose passa por difusão facilitada ao intracelular contra um gradiente de concentração, em um fluxo que mantém a glicemia.a glicose é transportada para as células epiteliais, a favor do seu gradiente de concentração, por meio de simporte.

💡 3 Respostas

User badge image

Neire Jane Gonçalves

A glicose é transportada para as células epiteliais,a favor do seu gradiente de concentração,por meio de simporte
7
Dislike0
User badge image

Stephany Santanna

A glicose é transportada para as células epiteliais, a favor do seu gradiente de concentração, por meio de simporte. Está é uma das formas como são absorvidas as moléculas de glicose pelo epitélio intestinal e que mantém a glicemia pós-pandrial.
2
Dislike0
User badge image

BALAIO Belussi

A glicose é transportada para as células epiteliais,a favor do seu gradiente de concentração,por meio de simporte

2

Curtidas

0

more_vert





2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais