Buscar

O que são pesquisas qualitativas?

💡 3 Respostas

User badge image

Mylena Stephanny

Pesquisa qualitativa é um tipo de método de investigação de base linguístico-semiótica usada principalmente em ciências sociais.Costumam-se considerar técnicas qualitativas todas aquelas diferentes à pesquisa estatística e ao experimento científico, isto é, entrevistas abertas, grupos de discussão ou técnicas de observação de participantes.
0
Dislike0
User badge image

Fernando Delabio

De acordo com a Minayo em seu livro sobre Pesquisa Social, podemos ter uma ideia de que a Pesquisa Qualitativa "... trabalha com o universo de significados, motivos, aspirações, crenças, valores e atitudes, o que corresponde a um espaço mais profundo das relações, dos processos e dos fenômenos que não podem ser reduzidos à operacionalização de variáveis". Então a pesquisa qualitativa é aquela que não se restringe às quantidades, uma pesquisa que analise o conteúdo de determinado texto/discurso, por exemplo, não cabe apenas um dado quantitativo, mas há necessidade de identificar significados, dado essencialmente qualitativo. Ou quando se quer compreender o que estudantes entendem por um determinado conceito, é um dado qualitativo, as conclusões se darão através dos significados e de suas relações, nesse caso, uma análise meramente quantitativa, por repetição de termos ou outro método, deixaria grandes lacunas sem a interpretação dos significados.

0
Dislike0
User badge image

Damião Britto

pesquisa de qualidade, diferente da pesquisa quantitativa que é de quantidade.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais