Buscar

estudos de linguagem de Jakobson

A ampliação dos estudos de comunicação coincide com o surgimento do fenômeno da cultura de massa. Com o florescimento do sistema Capitalista no século XIX, que ampliou as oportunidades de trabalho e favoreceu a concentração populacional nas grandes cidades, consolidaram-se, na Europa e nos Estados Unidos, as sociedades de consumo. É nesse contexto que o jornal se torna o primeiro meio de comunicação de massa da história e estimulou as primeiras discussões sobre os papéis exercidos pelo emissor e pelos receptores no processo de produção, veiculação e recepção de notícias.

AMORIM, A. P. da S. Comunicação escrita e oral: como ligar estes conceitos à teoria da comunicação. In: AMORIM, A. P. da S. Comunicação. Laureate. [E-book]. FRANÇA, 

V. V.; SIMÕES, P. G. Curso básico de teorias da comunicação. Belo Horizonte: Autêntica, 2016. 

Considerando os apontamentos acima e o conteúdo estudado, elabore um texto dissertativo, que procure responder às seguintes questões:

  1. Como o “receptor” era apresentado em teorias como o Behaviorismo, agulha hipodérmica e nos estudos de linguagem de Jakobson?


2.Que crítica podemos fazer a essas teorias?


💡 2 Respostas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais