Buscar

prova de mecanismo e defesa

Conforme nos explicam Vassilaki e Frakolaki (2017), desde o início do século XX, a acumulação de evidências tem demonstrado uma relação bidirecional entre os vírus e os níveis de oxigênio tecidual. Além disso, um certo número de vírus, a fim de auxiliar sua replicação, induz uma situação de hipóxia, reprogramando o metabolismo energético de suas células hospedeiras em direção a uma menor taxa respiratória mitocondrial (fosforilação oxidativa). Curiosamente, em alguns casos, há uma interação de retroalimentação entre sensores de oxigênio e proliferação de vírus. 

VASSILAKI, N.; FRAKOLAKI, E. Virus-host interactions under hypoxia. Microbes and Infection, v. 19, 2017, tradução nossa. 

Considerando as informações apresentadas, analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. 

I. Nesse estudo, o autor destaca que alguns vírus podem reprogramar uma resposta da célula invadida, como, por exemplo, a respiração celular e, consequentemente, o consumo de oxigênio 

PORQUE 

II. Vírus, para muitos autores, é considerado um parasita intracelular obrigatório e para tal interfere nos mecanismos químicos celulares necessários principalmente para a síntese de suas proteínas e ácidos nucleicos (virais). 

Agora, assinale a alternativa correta.

💡 8 Respostas

User badge image

Adjuto Araujo de Azevedo Araujo


As duas asserções são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

8
Dislike0
User badge image

Maria Silva

qual a resposta?

1
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais