Buscar

) Os barbitúricos atuam para controlar as crises epilépticas e induzir o sono. Qual o seu mecanismo de ação na produção desses efeitos?

💡 3 Respostas

User badge image

Gustavo Pellegrini

Uma das etiologias da crise epiléptica pode advir da ausência ou baixa inibição da neurotransmissão mediada pelo GABA nos receptores gabaérgicos. Esta deficiência de ativação tornou-se um alvo farmacológico interessante, tal qual é o dos barbitúricos, que irão estimular/mimetizar a ação gabaérgica, conferindo diminuição destes estímulos neuronais exacerbados ou até cessando os estímulos malignos que levam ao quadro convulsivo. O mecanismo indutivo de sono se dá ao fato de que quando o GABA não possui seu efeito inibitório natural, há hiperexcitação dos neurônicos corticais, que envolvem uma série de neurotransmissões em cadeia no sistema límbico, ativando vias simpáticas inadvertidamente e colocando o corpo em modo de "luta ou fuga". Com o restabelecimento da função GABAérgica, o efeito colateral da sonolência será ligada diretamente com a potência ou estrutura química dos fármacos, sendo que normalmente o mais potente terá ações anticonvulsivantes muito mais fortes porém ele será muito inespecífico e seu efeito colateral beirará a sedação, como é visto no Diazepam que apesar de BZD e uma droga de escolha para crise convulsiva em curso, e já a fenitoína, droga de escolha para tratamento pós crise, quase não apresenta sedação.

3
Dislike0
User badge image

Waldo Dantas de Santanna

Seria a,.......

0
Dislike0
User badge image

Flávia Almeida

Atuam prolongando a abertura dos canais para Cloreto, e consequentemente geram hiperpolarizaçao da célula.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais