Buscar

Fundamentos de Microeconomia

O ano de 2017 foi muito especial para o comércio exterior mundial, o ano marcou uma pontual, porém vigorosa, retomada das trocas comerciais entre nações e um dos países fortemente influenciados pela retomada do comércio internacional foi o Brasil.

Muitos são os motivos para os bons resultados do comércio exterior brasileiro, o primeiro deles é um aumento das negociações junto à China. A segunda maior economia global – em termos de dólares correntes – tem reforçado os números brasileiros de exportação. Entre janeiro e maio de 2017, as exportações brasileiras para o continente asiático aumentaram 28,5% na comparação com o mesmo período do ano passado, enquanto as exportações para a China, nosso maior parceiro comercial, cresceram 36,9% no mesmo período.

 

Para você aprofundar sua prática diária de análise de dados, vamos propor a criação de um gráfico, de acordo com as orientações a seguir.

 

Você deverá entregar esta atividade em arquivo de texto ou de dados (Word ou Excel, por exemplo). Se desejar, os gráficos podem ser feitos no Excel ou software equivalente e transferidos como figura para um arquivo de texto.

 

Com base no conteúdo do livro-texto, responda à questão a seguir para elaborar o gráfico.

 

De forma hipotética, conforme a tabela logo a seguir, considere que o aumento da demanda externa por etanol, por exemplo, diminuirá a quantidade desse bem ofertada em território nacional. Demonstre, graficamente, o que acontece com a quantidade vendida domesticamente e explique o que acontece com o preço e o excedente do consumidor, no caso de diminuição da disponibilidade desse bem no território nacional. Lembre-se: a quantidade ofertada domesticamente é a produção menos a quantidade vendida no exterior.

 

Tabela 1 – Etanol (litro)

Mês

Produção

Exportação

Janeiro

100,00

30,00

Fevereiro

103,00

34,50

Março

106,09

39,68

Abril

109,27

45,63

Maio

112,55

52,47

Junho

115,93

60,34

Julho

119,41

69,39


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Com base na tabela fornecida, podemos criar um gráfico para analisar o efeito da diminuição da disponibilidade de etanol no território nacional. No eixo x, representaremos os meses e no eixo y, representaremos a quantidade vendida domesticamente. Ao diminuir a disponibilidade de etanol no território nacional, a quantidade vendida domesticamente será igual à produção menos a quantidade exportada. Portanto, para cada mês, subtraia a quantidade exportada da produção para obter a quantidade vendida domesticamente. Em relação ao preço e ao excedente do consumidor, não temos informações suficientes para elaborar uma análise completa. Seria necessário conhecer a curva de demanda e a curva de oferta para determinar o impacto da diminuição da disponibilidade de etanol no preço e no excedente do consumidor. Espero ter ajudado! Se tiver mais dúvidas, é só perguntar.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais