Buscar

Como a inteligência emocional ajuda a subir a autoestima?

💡 2 Respostas

User badge image

Lima Junior

Partindo de uma perspectiva mais ambientalista, a nossa autoestima vai está diretamente relacionada ao ambiente em que estamos expostos, ou seja, nossa perspectiva de nós mesmos será mantida e medida por meio de como as pessoas ao nosso redor no vêem, ou a partir dos nossos sucessos ou insucessos em determinadas tarefas e situações. Ou seja, se você vive em um ambiente onde as cobranças são muito altas, se você não atender essas expectativas, sua autoestima será afetada de forma negativa, se você consegue atingir, ela será afetada de forma positiva. A inteligência emocional, vai nos preparar primeiramente para entender as nossas emoções e como os aspectos citados anteriormente irão nos afetar, a como analisar o que sentimos e consequentemente como agimos nessas situações. Então, a partir do entendimento do que se sente e o porque se sente daquela forma, vai ser mais fácil buscar outras formas de agir naquelas situações para se obter resultados positivos para a nossa autoestima. Porque muitas vezes os feedbacks negativos, estão relacionados a proporcionalidade ação x situação, onde muitas vezes, agimos de uma forma desproporcional, emocionalmente falando, do que a situação pede. Então, é uma forma de autoconhecimento, que contribui não só com a interação com as outras pessoas, mas também consigo mesmo, ajudando a se entender melhor, proporcionando a regulação emocional e baixando níveis de ansiedade, que muitas vezes, estão ligados com problemas de autoestima.

0
Dislike0
User badge image

Gabriele Ps

uma vida saudável é desenvolver a inteligência emocional, que em resumo se trata da capacidade de lidar com as emoções da melhor forma possível, sem deixar que abale a ponto de desistir dos projetos de vida e ainda prejudicar a vida como um todo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais