A maior rede de estudos do Brasil

Pericia Trabalhista

1.Quando houver uma reclamação trabalhista, que pode ser devido a um ambiente insalubre ou uma doença do trabalho, o juiz nomeará um perito para que, através de um laudo pericial, comprove ou não o caso reclamado. Este laudo deve apresentar alguns requisitos mínimos para garantir a sua qualidade. Sobre estes requisitos, analise as opções a seguir:


I- Metodologia utilizada.

II- Conclusão com base em sua opinião.

III- Respostas aos quesitos.

IV- Anexos, quando pertinentes.


Assinale a alternativa CORRETA:

a) As opções I, II e III estão corretas.b) As opções II e III estão corretas.c) As opções I, III e IV estão corretas.d) As opções I, II e IV estão corretas.  

2.Quando verificada a necessidade da realização de uma perícia, o juiz nomeará um perito. Esse deve ser um profissional legalmente habilitado e, se necessário, o juiz poderá solicitar sua experiência profissional. O perito poderá recusar a nomeação?

a) Não, o perito não poderá recusar uma nomeação judicial.b) Sim, não comparecendo à audiência.c) Sim, porém uma vez aceito o compromisso ele não poderá se recusar.d) Sim, porém deve comunicar o juiz, o quanto antes, justificando a recusa.  

3.Mesmo que um ambiente de trabalho possua condições insalubres, a utilização de EPIs adequados ao agente pode atenuar ou até mesmo eliminar esta condição. Caso um trabalhador que execute suas atividades com ruído de 90 dB(A) receber um protetor auricular de atenuação de 15 dB(A), ele estará livre da condição insalubre. Baseado na atenuação dos EPIs, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:


(    ) Comprovada a atenuação da condição de insalubridade com uso do EPI, o adicional de insalubridade deve continuar, pois o risco não foi eliminado.

(    ) A comprovação dos treinamentos de como utilizar o EPI e apresentando o seu Certificado de Aprovação, não são suficientes para descaracterizar a insalubridade.

(    ) Uma forma para assegurar a devida atenuação do EPI são os testes realizados nos equipamentos por órgãos competentes e os exames periódicos realizados nos funcionários.

(    ) O perito pode dizer que existe a neutralização da insalubridade apenas observando a utilização dos EPIs pelos trabalhadores, sem considerar outros fatores.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

a) F - V - V - F.b) F - V - V - V.c) V - F - F - F.d) V - F - V - V.  

4.As partes envolvidas em uma reclamatória trabalhista de periculosidade elaboram perguntas para que o perito responda em seu laudo pericial. Estas perguntas são conhecidas como quesitos e devem ser elaboradas de forma clara para facilitar o entendimento do juiz e do perito. Com relação aos quesitos, assinale a alternativa CORRETA:

a) São necessários quesitos relacionados a EPIs utilizados.b) A atividade desenvolvida pelo empregado não é importante para os quesitos.c) São necessários quesitos relacionados a agentes físicos e biológicos.d) Devem ser quesitos pertinentes à atividade periculosa.  

5.O papel de um assistente técnico é defender, no ponto de vista técnico, a parte que o contrata em uma ação judicial. O perito, nomeado pelo juiz, deve ser imparcial às partes e indicar em seu laudo a real situação do local de trabalho do reclamante. O que o assistente técnico pode fazer quando houver discordância quanto ao laudo do perito judicial?

a) O assistente técnico, exclusivamente, acompanha o perito judicial no dia da vistoria.b) O assistente técnico deve elaborar um parecer técnico, favorecendo a parte que o contratou.c) Uma vez entregue o laudo pericial, o assistente técnico encerra sua participação no processo.d) O assistente pode elaborar quesitos de esclarecimento para auxiliar o procurador.  

6.Podem existir casos em que a sentença não define valores a serem pagos na reclamatória trabalhista, porém é necessária a execução do processo para que a ação seja finalizada. Logo, a liquidação da sentença pode ser definida como um conjunto de ações que tem por finalidade estabelecer o valor de uma condenação. Com base na liquidação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:


(    ) A liquidação da sentença pode ser realizada de três formas: cálculo, arbitragem e declaratória.

(    ) Em algumas sentenças, são realizadas as liquidações mistas, uma parte por arbitragem e outra por cálculo.

(    ) A liquidação por cálculo é muito utilizada para casos em que o valor da sentença necessita apenas de cálculos aritméticos.

(    ) Caso na sentença seja determinada a liquidação por arbitramento, o juiz poderá estabelecer, para alguns casos, a liquidação por cálculo para acelerar o processo.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

a) F - V - V - V.b) V - F - F - F.c) F - V - F - V.d) V - V - V - F.  

7.Quando o trabalhador sentir-se lesado no que diz respeito à relação empregado/empregador e decidir requerer seus diretos, ele procurará a justiça do trabalho. Muitas vezes, o juiz não possui a base técnica suficiente para julgar o caso e determina a realização de uma perícia. Sobre a perícia, analise as sentenças a seguir:


I- Através da perícia, é caracterizada a insalubridade e periculosidade.

II- O juiz poderá nomear um tecnólogo de segurança no trabalho para realizar a perícia.

III- As perícias do INSS poderão ser realizadas por um médico, do trabalho ou não.

IV- A perícia poderá ou não ser acatada pelo juiz para formar o seu parecer.


Assinale a alternativa CORRETA:

a) As sentenças II, III e IV estão corretas.b) As sentenças I, II e III estão corretas.c) As sentenças I, III e IV estão corretas.d) As sentenças II e IV estão corretas.  

8.A Justiça do Trabalho passou a fazer parte do Poder Judiciário a partir da Constituição de 1946. Até 1999, as Juntas de Conciliação e Julgamento eram formadas por um Juiz Presidente e outros dois juízes que representavam a classe sindical e patronal respectivamente. Pensando nos Órgãos da Justiça do Trabalho, analise as sentenças a seguir: 


I- A direção do Tribunal Superior do Trabalho é composta por: presidente, vice-presidente e corregedor geral.

II- A corregedoria geral é a parte administrativa e é supervisionada pelo diretor-geral. Este diretor é nomeado pelo presidente.

III- O Tribunal Regional é a segunda instância pela qual tramita a ação trabalhista, possuindo competências de julgamento para alguns casos.

IV- O acordo coletivo ou convenção coletiva são normas originadas de negociações coletivas.


Assinale a alternativa CORRETA:

a) As sentenças II e IV estão corretas.b) As sentenças I, III e IV estão corretas.c) As sentenças I, II e III estão corretas.d) As sentenças I e II estão corretas.  

9.Existem casos que, mesmo não prescritos na legislação trabalhista, os juízes entendem como acidente de trabalho e finalizam o processo a favor do reclamante. Um caso que gera discussões e se enquadra nessa situação é o caso de um funcionário que sofre uma luxação em um jogo de futebol em um campeonato entre empresas. Qual é o embasamento que o juiz utiliza para finalizar a ação?

a) Através de exames médicos.b) Avaliação do perito do INSS.c) Através de jurisprudência existente.d) Através do CID da doença.  

10.A avaliação de desempenho poderá ser utilizada como uma ferramenta para analisar a gestão de segurança e como resultado impedir os resultados desfavoráveis nas perícias trabalhistas. A implementação de um sistema de gestão em segurança do trabalho vem para auxiliar essa questão, adequando processos e procedimentos, melhorando o desempenho da empresa. Neste contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:


(    ) O índices de acidentes com dias perdidos e gastos com materiais é considerado resultado qualitativo da gestão de segurança.

(    ) Ações, características e resultados são passíveis de avaliação e, sempre que encontrar algo não conforme, medidas corretivas devem ser tomadas.

(    ) O ciclo PDCA era composto por três etapas e hoje conta com quatro: (P) Planejamento, (D) Execução, (C) Verificação e (A) Ação.

(    ) A auditoria é o modelo de avaliação mais conhecido, em que uma avaliação sistemática é realizada para verificar a conformidade entre as ações e a política e objetivos de SSO.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

a) F - F - V - F.b) V - F - F - V.c) F - V - V - V.d) V - V - F - F.  


1 resposta(s)

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes