A maior rede de estudos do Brasil

Programação Linear

De acordo com Colin (2013), a programação linear é uma ferramenta usada para resolver problemas de otimização e, como tal, utiliza um modelo que contempla, de forma geral, variáveis de decisão, parâmetros, função-objetivo e restrições. Nesse sentido, considere uma empresa hipotética que produz dois tipos de refrigerantes, R1 e R2, os quais são processados em uma máquina cuja disponibilidade diária para a produção das duas bebidas é de 16 horas. Sabe-se que um litro do refrigerante R1 demanda 1,5 hora para ser processado na máquina em questão, enquanto um litro do refrigerante R2 demanda 2 horas para ser processado nessa mesma máquina. Além disso, o lucro gerado pela comercialização de um litro do refrigerante R1 é de $ 3, enquanto o lucro gerado pela comercialização de um litro do refrigerante R2 é de $ 5. Deve-se ter em mente que o objetivo da empresa é o de maximizar seu lucro diário, que o número de litros de refrigerantes R1 e R2 produzidos por dia é representado, respectivamente, por x1 e x2, e que a função-objetivo da situação problema apresentada é dada por Z.

COLIN, E. C. Pesquisa operacional: 170 aplicações em estratégias, finanças, logística, produção, marketing e vendas. Rio de Janeiro: LTC, 2013.


Com base nas informações apresentadas, assinale a alternativa correta:

A)

As variáveis de decisão para o problema em questão são x1 e x2. 

B)

Os parâmetros correspondem ao lucro unitário gerado pela comercialização de um litro de cada um dos refrigerantes R1 e R2, multiplicado pelo número de litros de cada refrigerante produzido diariamente, ou seja, 3x1 + 5x2. 

C)

Uma das restrições do problema é a disponibilidade diária da máquina para o processamento dos refrigerantes R1 e R2, ou seja, 1,5x1 + 2x2 ≥ 16. 

D)

Os parâmetros do problema podem ser alterados pelo tomador de decisão.

E)

A função-objetivo da situação problema em questão é expressa por MAX Z = 1,5x1 + 2x2. 


Ainda não temos resposta. Você sabe responder?