A maior rede de estudos do Brasil

Imunologia

Quando o corpo humano é invadido por elementos estranhos, o sistema imunológico reage. No entanto, muitas vezes o ataque é tão rápido que pode levar a pessoa à morte. A vacinação permite ao organismo preparar sua defesa com antecedência. Mas, se existe suspeita de mal já instalado, é recomendável o uso do soro, que combate de imediato os elementos estranhos, enquanto o sistema imunológico se mobiliza para entrar em ação. Considerando essas informações, o soro específico deve ser usado quando:

a/um idoso deseja se proteger contra gripe.b)uma criança for picada por cobra peçonhenta.c)um bebê deve ser imunizado contra poliomielite.d)uma cidade quer prevenir uma epidemia de sarampo.e)uma pessoa vai viajar para a região onde existe febre amarela.

Imunologia

CEUCLAR


2 resposta(s)

User badge image

Vanessa Campassi

Há mais de um mês

b)uma criança for picada por cobra peçonhenta

b)uma criança for picada por cobra peçonhenta

User badge image

Júlia Mileib

Há mais de um mês

O soro é utilizado em casos que a pessoa já está contaminada com o antígeno e o efeito deste (no caso, o veneno) é mais rápido que o seu sistema imune seria capaz de combatê-lo. Portanto, o soro possui anticorpos prontos que irão neutralizar os antígenos e se caracteriza por ser uma imunização passiva. Então a resposta correta é “b) uma criança for picada por cobra peçonhenta”.

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes