Buscar

Quais as reações hansenicas?

💡 2 Respostas

User badge image

Lidinha

Reações Hansênicas é o termo para o grupo de manifestações cutâneas, oftálmicas e neurais decorrentes da inflamação causa por bacilos de Mycobacterium leprae. Na pele, as lesões são bastante incômodas, mas raramente graves. Nos nervos, podem causar graves danos, como a perda da função originada do edema e da pressão no nervo. Os mais afetados são os da pálpebra, das mãos e dos pés. Nos olhos, dor e vermelhidão são os achados clínicos mais prevalentes; pode haver ainda diminuição da acuidade visual e fraqueza muscular para “cerrar as pálpebras”.Qualquer paciente com hanseníase corre risco de ter reação hansênica; aproximadamente 25 a 30% dos pacientes com hanseníase podem desenvolver reações. Pacientes com hanseníase multibacilar (MB) que já tiverem danos neurais ao diagnóstico devem ter acompanhamento mais frequente, já que até 65% poderá desenvolver novos danos neurais.


1
Dislike0
User badge image

William Braz

Episódios de reação tipo I ou reversa acometem entre 10 e 33% dos pacientes com hanseníase e surgem, geralmente durante o tratamento ou após o primeiro ano da alta e apresentam as seguintes características clínicas: infiltração de lesões antigas associada ao surgimento de novas lesões em forma de manchas ou placas infiltradas, eritema, dor, lesões vésico-bolhosas, ulcerações, hiperestesia, parestesia, mal estar, dor ou espessamento de nervos periféricos com perda da função sensitivo-motora e, mais raramente, febre, déficit da função neural na ausência de sintomas (neuropatia silenciosa), acometendo principalmente os nervos ulnar e tibial posterior.

As reações tipo II são caracterizadas pelo surgimento abrupto de nódulos que podem variar de poucos a inúmeros, de coloração rósea, que podem evoluir para necrose, nas formas mais graves do ENH. Também, vem acompanhadas de sintomatologia relacionada ao acometimento ocular, hepático, esplênico, de linfonodos, peritônio, testículos, articulações, tendões, músculos, ossos e rins. Pode haver febre, leucocitose e,geralmente apresentam-se em múltiplos episódios

As reações hansênicas constituem intercorrências na doença, com sinais e sintomas que levam o paciente ao sofrimento e sequelas neurológicas, muitas vezes mais expressivas que as esperadas na hanseníase sem quadro reacional. Elas representam fenômenos imunológicos, frequentemente pouco entendidos que refletem em quadro clínico peculiar exigindo a atenção do dermatologista.


0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais