Buscar

Disciplina:Metodologia e Conteúdos Básicos de Matemática (MAT17)

Avaliar é assunto sério, pois por meio desse gesto é possível intervir na aprendizagem do aluno, provocando conexões, reflexões e interações entre os conhecimentos prévios (aqueles que o aluno já tinha) e os conhecimentos científicos (os que são aprendidos na escola). Avaliar é acompanhar o processo, em detrimento do resultado final; é ter responsabilidade com a ressignificação da aprendizagem, em que os conteúdos se tornam contextualizados e significativos, oferecendo espaço para a confiança e a vontade de aprender dos alunos. Com base no exposto, descreva cinco características relevantes para a avaliação.

💡 1 Resposta

User badge image

Diogo Gemini

Resposta Esperada:

- A avaliação precisa ser planejada, prevendo quais instrumentos serão utilizados e com quais finalidades.

- O professor deve escolher o instrumento de avaliação que utilizará (prova, trabalho, autoavaliação), dependendo dos objetivos que ele tem.

- O professor deve coletar dados para conseguir avaliar e perceber em que etapa da aprendizagem seus alunos se encontram.

- A avaliação precisa ser diagnóstica, pois se o professor identifica quais são as dificuldades de seus alunos, ele torna-se capaz de orientá-los.

- Existem muitos instrumentos de avaliação, mas o mais utilizado pelos professores ainda é a prova e não há nenhum problema nisso, desde que seja bem elaborada e tenha objetivos claros.

1
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais