Buscar

É POSSÍVEL A APLICAÇÃO DE MULTA AMBIENTAL FEDERAL, ESTADUAL E MUNICIPAL PELO MESMO FATO?

💡 3 Respostas

User badge image

Daniele Lage

O art. 17 da Lei Complementar nº140/2011 definiu, em sua redação, que o processo administrativo para apuração de infração ambiental compete apenas e tão somente ao órgão responsável pelo licenciamento ou autorização do empreendimento/atividade executada. E, consoante ao §3º do referido artigo, caberia aos demais órgãos dos entes federativos apenas registrar o fato ocorrido, mas sem impor qualquer sanção administrativa, pois a estes caberia somente encaminhar a situação ao órgão competente, segundo a lógica dos demais §§ do referido art. 17.

Com isso, o legislador pretendeu obstar a imposição de sanções administrativas por mais de um órgão ambiental sobre o mesmo fato e a mesma pessoa. Tanto que, se houver imposição de sanção por órgão distinto daquele que licencia, a Administração Pública estará excedendo sua competência legal, o que invalida o ato administrativo e retira a legitimidade da conduta do administrador.

Independentemente disso, não se pode olvidar que a lavratura de auto de infração por órgão incompetente é causa de nulidade da autuação – consoante ao art. 2º, da Lei Federal 4717/1965. E se no âmbito administrativo tal nulidade passar despercebida, tem-se que levar tal matéria ao conhecimento do Judiciário, a fim de que seja corrigido o vício do ato administrativo e, consequentemente, baixada a sanção administrativa lavrada por órgão ambiental incompetente.

1
Dislike0
User badge image

Bruno Correia

nao sei

0
Dislike0
User badge image

Mirian silva

O Detran é responsável por julgar as penalidades por infrações, exceto as que são de responsabilidade do órgão municipal, notificando os infratores e arrecadando os valores das multas. As rodovias estaduais são patrulhadas pela Polícia Rodoviária Federal, que tem o compromisso de fiscalizar as normas de trânsito nessas vias. Portanto, a fiscalização de trânsito prevê uma integração entre os órgãos estaduais e municipais. Enquanto o Estado está ligado às infrações diretamente relacionadas ao motorista e ao veículo, o município está relacionado às infrações referentes a circulação do veículo e suas condições.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais