Buscar

diferença do rito sumario para ordinario

Respostas

User badge image

usula dias

procedimento comum será ordináriosumário ou sumaríssimo: I – ordinário, quando tiver por objeto crime cuja sanção máxima cominada for igual ou superior a 4 (quatro) anos de pena privativa de liberdade; II – sumário, quando tiver por objeto crime cuja sanção máxima cominada seja inferior a 4 (quatro) anos de pena ...

1
Dislike0
User badge image

Adalberto Lucas Lemos Santos

O procedimento ordinário terá caráter residual de modo que se não for crime de conduta descrita em lei especial ou de pena inferior a dois anos (quando será considerado infração de menor potencial ofensivo) ele será aplicado conforme o descrito do CPP.
O rito sumário será aplicado para crimes de menor potencial ofensivo, sendo estes aqueles de pena inferior ou igual a 2 anos. Pode até 3 testemunhas e admite institutos como o da Surcis processual (suspensão condicional do processo) e o da Transação penal (pagamento de uma multa e possível acordo de TAC, para o não prosseguimento do processo).

A surcis processual é cabível apenas nos casos de crimes de menor potencial ofensivo. Isto é, é aplicável aos delitos cuja pena cominada seja igual ou inferior a um ano. Prevista na lei 9.099/95, a Surcis Processual tem como principal objetivo a despenalização, além de garantir maior celeridade do processo.
A transação penal tem o objetivo de desburocratizar o processo penal; fazer com que a justiça criminal seja mais célere; evitar que o suposto infrator enfrente um processo criminal que poderá culminar com uma condenação, com todas as consequências negativas que uma condenação criminal pode trazer a um indivíduo, como gerar maus antecedentes e reincidência, suspensão dos direitos políticos pelo prazo de cumprimento da pena, entre outros. Assim, antes de oferecida uma queixa-crime (pelo particular) ou denúncia (pelo Ministério Público), é garantido ao suposto infrator a oportunidade de lhe ser aplicada de imediato pena não privativa de liberdade (art. 72 e 76, Lei n. 9.099/95), o que lhe livra de responder a uma ação penal e, sem admitir culpa, cumpre penas alternativas, tais como prestação de serviços à comunidade, pagamento de determinado valor para instituição de caridade, etc.

Importante dizer ainda que tais institutos despenalizadores do rito sumário não se aplicam aos crimes que envolvem violência doméstica, aqueles descritos na lei 11.340/2006, conforme redação do art. 41 da lei.
1
Dislike0
User badge image

adv sousa

As diferenças do procedimento comum sumário com o procedimento comum ordinário são:

- A audiência deve ser realizada no prazo máximo de 30 dias. (No rito ordinário o prazo é de 60 dias).

- O número máximo de testemunhas é de cinco (art. 532) e aqui não há a ressalva feita no rito ordinário quanto às testemunhas não compromissadas e referidas, ou seja, esse número de 05 inclui também estes tipos de testemunha.

- Não há previsão de fase de "requerimento de diligências", como no rito ordinário.

- Não há possibilidade de apresentação de alegações finais por escrito devendo ser, necessariamente, orais.

- O rito sumário será aplicável às infrações de menor potencial ofensivo quando, por alguma razão, estas infrações penais não puderem ser julgadas pelos Juizados Especiais Criminais (Quando, por exemplo, é necessária citação por edital, que é modalidade de citação vedada nos Juizados).

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando