Buscar

Farmacologia na Geriatria

Um homem de 73 anos procura atendimento médico por insistência da esposa. Ele tem hipertensão moderada documentada há 10 anos, mas não gosta de tomar as medicações. Ele diz não ter queixas reais, contudo, a esposa comenta que, ultimamente, está ficando muito mais esquecido, e que praticamente não lê jornal ou assiste à televisão. O Miniexame do Estado Mental revela que o indivíduo está orientado quanto ao nome e ao local onde encontra-se, porém, é incapaz de dizer o mês ou o ano. O homem não consegue lembrar os nomes dos três filhos adultos, tampouco consegue repetir três palavras aleatórias (árvore, bandeira, cadeira) depois de dois minutos. Não há catarata visível, mas ele é incapaz de ler um jornal comum sem uma lupa.

a) De acordo com a descrição do caso clínico, o paciente tem baixa adesão ao tratamento para hipertensão arterial. Por qual razão o paciente não toma regularmente as medicações anti-hipertensivas?

b) Quais anti-hipertensivos, em geral, causam problemas e são contraindicados no paciente hipertenso masculino?

c) Quais anti-hipertensivos seriam recomendáveis para o paciente?

d) Que medidas terapêuticas estão disponíveis para o tratamento da doença de Alzheimer?

e) Como a degeneração macular poderia ser tratada?

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais